Novembro Patinhas Azuis: Continente apoia prevenção também nos animais

Não apenas os humanos são suscetíveis ao câncer, os animais de estimação também podem sofrer da doença. Mas os tutores têm como prevenir a situação, por isso, o Continente Shopping abraça a causa 'Novembro patinhas azuis'

0
44
Novembro patinhas azuis

O mês de novembro, tradicionalmente, é conhecido por se tratar de uma época do ano em que se incentiva a prevenção do câncer de próstata em homens. O Continente Shopping decidiu ampliar a ação e conscientizar tutores de pets que os animais também podem sofrer com a doença. Em estágio inicial o câncer é silencioso, assim como nos humanos. Por isso, a ideia é fazer com que as pessoas saibam que ele existe.

Folders informativos, bandanas e lacinhos azuis serão distribuídos durante o mês para que os tutores tirem suas dúvidas e possam fazer com que os cães e gatos tenham uma vida sem dor e com bem-estar animal. Segundo Rozane Tunes, sócia da Olhos Felinos Caninos Pet Shop, quando o macho não é castrado, existe uma tendência maior ao câncer de próstata. “Começamos em 2015 com a campanha Outubro Patinhas Rosas, para conscientizar sobre o câncer de mamas nas fêmeas. Agora, vamos dar início à campanha em prol dos machinhos”, destaca. O projeto tem o apoio do Continente Shopping, e patrocínio da Altenburg, Bicho com Luxo e Pity Biju.

Você sabe o que são tumores testiculares?

Segundo a veterinária Renani Sophia da Silva Tupan, tumor testicular ou de próstata é uma patologia muito comum em cães machos e podem ocorrer por um crescimento desorganizado de algumas células. Cães machos não castrados tem uma chance de 80% de desenvolvimento tumoral quando atingem 10 anos.

Os tumores podem apresentar aumento de volume testicular, sensibilidade local, dor, desconforto e, algumas vezes, ulceração de pele. No início esses sintomas podem ser bastante sutis e quase imperceptíveis, sendo necessário um exame de ultrassonografia.

Algumas raças são pré-dispostas a ter a doença, como o Yorkshire Terrier, Poodle Toy Husky Siberiano e o Pastor Alemão, porém, a prevenção é ainda o melhor remédio.

Confira as dicas para manter seu animal sempre saudável:

  • Leve-o regularmente ao médico veterinário, pelo menos duas vezes no ano para a realização de check-up;
  • Mantenha a carteira de vacinação e vermifugação em dia
  • Proporcione uma boa alimentação, com rações de boa qualidade, água sempre filtrada ou mineral para evitar doenças causadas por protozoários
  • Proteja-o contra pulgas e carrapatos
  • Castre o animal no tempo e consiga evitar danos para a saúde

Deixe uma resposta

Faça um comentário:
Digite o seu nome