Feira da Freguesia especial de Natal leva o público ao Centro Histórico de São José

O momento mais aguardado do evento foi a chegada do Papai Noel, que foi recepcionado pelas crianças

0
259

As praças Hercílio Luz e Arnoldo de Souza ficaram lotadas em mais uma edição da Feira da Freguesia neste domingo (8). Com o tema especial de Natal, a programação contou com diversas atrações e o momento mais aguardado ficou por conta da chegada do Papai Noel, que foi recepcionado pelas crianças, encantando ainda mais o público no Centro Histórico de São José. O evento ainda contou com a premiação do Concurso Vitrines Encantadas, destacando o comércio local e a alegria natalina.

Das 11 às 22 horas, o público conferiu uma série de atrações gratuitas e também pode aproveitar a decoração natalina que enfeita todo o Centro Histórico e a orla próxima ao trapiche. A prefeita Adeliana Dal Pont esteve presente na feira, conferindo os diversos produtos comercializados pelos feirantes e conversando com a população. “É um prazer mais uma vez tê-los por aqui para usufruir de toda esta programação que a Prefeitura fez com todo carinho para que a cidade possa desfrutar de momentos de confraternização e união”, destacou Adeliana.

A prefeita lembrou que, além do Centro Histórico, outras áreas públicas espalhadas pela cidade também receberam decoração especial. Até o dia 6 de janeiro o público poderá conferir as atrações do Parque Natalino, instalado na Beira-Mar de São José, a Orla da Ponta de Baixo, o Parque Linear Lisboa (Forquilhas), a Praça Adriano Farias (Forquilhinha), a Praça da Igreja Sagrados Corações (Jardim Cidade de Florianópolis), a Praça de Barreiros, a Avenida Central do Kobrasol, o Parque do Araucária e Parque do Loteamento Renata (Serraria), a Praça Vicente Machado (Picadas do Sul), a Praça do Loteamento Luar e a frente da Igreja Colônia Santana.

Apresentações de dança e música no palco, além da presença do Projeto Mãos de Luz de Reiki e Massagem no Beco da Carioca alegraram o domingo. A tradicional apresentação da Associação Folclórica Boi de Mamão do Pantanal reuniu as famílias, garantindo a diversão de todos.

Para Andreia Drewes, moradora do bairro Fazenda Santo Antonio e mãe de João Gabriel, 6 anos, a Feira da Freguesia ajuda a despertar o lado cultural do filho e é uma ótima opção de diversão para a família. “Venho a todas as edições da Feira da Freguesia com o João, porque ele gosta bastante do Boi de Mamão e agora para ver o Papai Noel. A feira é ótima, ajudando a formar o lado cultural dele”, conta.

Aline Correa da Silva, acompanhada das filhas Herica Ebertz, 17 anos, e Manuela Ebertz, 5 anos, é moradora do bairro Kobrasol há dois anos, vinda do Rio Grande do Sul. Ela aproveitou a Feira para conhecer melhor o Centro Histórico de São José. “A decoração de Natal, as praças, tudo está muito lindo. A cidade é maravilhosa, tendo um local tão bonito”, assinala.

Vitrines Encantadas

A premiação do Concurso Vitrines Encantadas foi um dos destaques da Feira da Freguesia, com o objetivo fomentar o comércio e incentivar os empresários a decorar as vitrines de suas lojas durante festas de fim de ano. A iniciativa foi uma realização da Câmara de Dirigentes Lojistas de São José (CDL-SJ) e do Sindicato do Comércio Varejista de São José (Sincovar-SJ), com a parceria da Prefeitura Municipal de São José, da Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis (AEMFLO) e do Sebrae/SC.

Prestigiando a premiação, estiveram presentes a prefeita Adeliana Dal Pont, a analista técnica Luana Carvalho Baixo, representando o Sebrae/SC; o vereador Orvino Coelho de Ávila e o presidente do Sincovar-SJ, Roberto Carmes.

A prefeita Adeliana Dal Pont agradeceu a parceria com a AEMFLO e a CDL-SJ pelo engajamento na proposta de estimular a decoração natalina no comércio. “Agradeço a AEMFLO e a CDL-SJ por ter participado desta proposta de despertar nos lojistas o interesse de também decorar a sua loja para que a nossa cidade, além daquilo que o poder público faz da iluminação nas praças, fique ainda mais bonita e enfeitada. Esse é nosso grande objetivo, despertar o interesse em concorrer no próximo ano, que a gente possa ter também para as casas, para que todo mundo ajude a cidade no período natalino a ter mais turistas visitando os espaços públicos”, ressaltou.

Foram três categorias para as vitrines de estabelecimentos com área construída de até 100 metros quadrados. O primeiro lugar foi conquistado pela loja Via da Moda, em segundo lugar a loja M Huntt e a terceira colocada foi a Ana Clara Store. Já as vitrines de estabelecimentos com área acima de 100 metros quadrados foi a loja LS Utilidades, que faturou o primeiro lugar, e a loja Cida Confecções conquistou o segundo lugar da premiação.

Para o presidente do Sincovar-SJ, Roberto Carmes, a premiação tem o objetivo de dar mais visibilidade ao comércio, atraindo a atenção dos consumidores para o Natal. “Esta premiação é uma oportunidade envolvermos o comércio nessa atividade natalina, divulgando nossos lojistas e a cidade de São José para atrair os consumidores e visitantes”, assinala Roberto.