UPA Forquilhinha, em São José, adota novo programa de qualidade

A metodologia adotada visa assegurar melhorias no atendimento à população, através de uma série de reuniões curtas, nas quais os colaboradores têm a oportunidade de trocar experiências

0
313
Considerada pelo Ministério da Saúde uma das cinco melhores do Brasil, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São José, no Bairro Forquilhinha, completou, no início de janeiro, um mês de implantação do programa UPA Day. A metodologia adotada visa assegurar melhorias no atendimento à população, através de uma série de reuniões curtas, nas quais os colaboradores têm a oportunidade de trocar experiências. A ideia é que essas reuniões ocorram diariamente, envolvendo representantes de todos os setores.

O sistema começou a ser testado em novembro e efetivamente adotado na rotina da unidade a partir do dia 2 de dezembro. O programa estabelece que diariamente um representante de cada um dos setores da UPA se reúnam por 10 minutos para checagem e alinhamento de todo o processo de atendimento.

“Estamos buscando integrar toda a equipe da unidade, padronizar processos e fazer os ajustes necessários. É também uma forma de dar voz aos colaboradores e alinhar toda a atividade. Um momento também de celebrar pontos e mudanças positivas da Unidade”, explicou a secretária de Saúde, Sinara Simioni.

Participam dos encontros em torno de 15 profissionais representantes dos dois turnos de atendimento, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, administrativo, higienização, farmácia, apoio e manutenção. A auditoria de problemas e soluções é feita a partir de um formulário padronizado.

A diretora técnica da UPA, Maria Simone Oliveira, avalia que o resultado tem sido positivo. “O método integra a equipe e busca soluções diariamente de forma a oferecer à população uma assistência ágil, segura e eficiente”, destaca a médica.
O trabalho faz parte do processo de implantação do protocolo de identificação e tratamento da sepse, que é uma infecção generalizada ameaçadora e deve ser combatida de forma organizada pelas instituições de saúde. A UPA Forquilhinha é administrada pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), em parceria com a prefeitura de São José, desde a inauguração da unidade, em dezembro de 2017.