Em São José, vereadores prestam homenagem ao artista plástico Silvio Pléticos

Falecido na segunda-feira (9), Pléticos foi referência nas artes e era Cidadão Honorário Josefense

0
39

Durante a Sessão Ordinária de quarta-feira, 11, os vereadores josefenses fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao artista plástico Silvio Pléticos, falecido, aos 95 anos, na última segunda-feira. A sugestão partiu do vereador Caê Martins (PSD) e foi acatada pelos demais.

Ainda nesta seara, o vereador Orvino de Ávila (PSD) sugeriu denominar o Jardim de Esculturas da Avenida Beira-Mar com o nome do artista.

Silvio Pléticos
Natural de Pula, hoje cidade pertencente à Croácia, Silvio Pléticos residia em São José, onde tinha seu ateliê no bairro Bela Vista.

Chegou a Florianópolis em 1968, quando foi responsável pelos Cursos de Desenho e Pintura do Masc (Museu de Arte de Santa Catarina). Em 1984, recebeu o título de Cidadão Honorário pela Câmara Municipal de Florianópolis. Em 1994, foi agraciado com a Medalha de Mérito Anita Garibaldi pelo Governo do Estado de SC.

E, em 2000, nomeado Cidadão Honorário de São José, cidade onde morou nos últimos anos de vida. No ano seguinte, recebeu também a Medalha de Mérito Cultural Cruz e Sousa, concedida pelo Governo do Estado de SC.

A partir de 2010, o artista dedicou-se ao ensino médio e orientação da arte em São José e São Pedro de Alcântara (SC), onde foi criado o Instituto de Cultura Sílvio Pléticos, organização sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, do qual foi seu Presidente de Honra.

Em São José, também foi professor de arte na Casa da Cultura Estácio de Sá, incentivador e participante da criação da Associação de Artistas Plásticos de São José e da Federação das Associações de Artistas Plásticos de Santa Catarina.

Deixe uma resposta

Faça um comentário:
Digite o seu nome