IMA comprova qualidade das análises do Laboratório de Esgotos da Grande Florianópolis

A última auditoria foi realizada neste mês de junho.

0
73
Crédito da foto: Acervo CASAN

O Laboratório de Esgotos da Superintendência Metropolitana da Grande Florianópolis passou por nova auditoria do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e obteve a reedição de seu credenciamento junto ao órgão.

Desde seu primeiro processo de credenciado pelo IMA em 2018, o laboratório já passou por três auditorias com o intuito de chancelar a qualidade em suas atividades de monitoramento da qualidade.

A última auditoria foi realizada neste mês de junho e comprova perante o órgão ambiental e entidades externas que o laboratório segue a NBR ISO/IEC 17.025/2017, norma de padronização das atividades de ensaio e calibração.

Significa que todos os resultados emitidos pelo laboratório são confiáveis e seguem padrões internacionais de garantia da qualidade, firmando o compromisso da CASAN com o atendimento da legislação.

“O credenciamento é um selo de garantia das atividades e do sistema de gestão laboratorial”, destaca o químico Felipe Rodrigues Alves dos Santos, chefe do Setor de Qualidade de Água e Esgoto da SRM.

Controle de qualidade e monitoramento ambiental

O Laboratório de Efluentes da SRM realiza 1.882 análises por mês para acompanhamento da operação de 13 Estações de Tratamento de Esgotos da Região Metropolitana: Canasvieiras, Barra da Lagoa, Lagoa da Conceição, Saco Grande/João Paulo, Parque Tecnológico, Insular, Potecas, Santo Amaro da Imperatriz, Rancho Queimado, José Nitro, Morar Bem, Val Paraíso, Portal do Ribeirão e mais a URA Beira-Mar Norte.

Também realiza o monitoramento ambiental da qualidade das águas das Baías Norte e Sul, dos rios do Braz, Capivari e Rio Tavares. Além disso, realiza análises que permitem o controle do lençol freático na região das ETEs Potecas, Barra da Lagoa e Lagoa da Conceição.

Deixe uma resposta

Faça um comentário:
Digite o seu nome