São José inaugura TV Câmara em parceria com o Senado Federal

Os três senadores catarinenses participaram na tarde desta segunda-feira (13), de forma virtual, da sessão que marcou o início das transmissões no canal 10.2

0
114

São José é desde a tarde desta segunda-feira (13) a primeira cidade do Brasil que não é uma Capital a contar com uma emissora de televisão pública em canal aberto digital, implantada em parceria com o Senado Federal. A TV Câmara São José passou a transmitir oficialmente no canal 10.2 com uma sessão especial, que contou com a participação, em ambiente virtual, dos três senadores catarinenses; Dário Berger (MDB), Esperidião Amin (PP) e Jorginho Melo (PL); do deputado federal Carlos Chiodini (MDB), da prefeita Adeliana Dal Pont (PSB) e da diretora da Secretaria de Comunicação do Senado, Érica Ceolin, além dos 19 vereadores do município.

“O dia de hoje é histórico não apenas para a Câmara de Vereadores de São José, mas para a comunicação de São José e de Santa Catarina como um todo. Um reconhecimento à importância econômica e política da nossa cidade, que há muito era sonhado e reivindicado”, destacou o presidente da Câmara, vereador Michel Schlemper (MDB). Segundo ele, o Senado Federal abraçou a proposta de construção da nova emissora, a partir do apoio do senador Dário Berger, que abriu caminho para a parceria, com apoio dos demais senadores, do presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (DEM) e do então secretário de comunicação da Câmara Federal, deputado Carlos Chiodini. “A partir de hoje nossa TV Câmara São José vai começar a construir seu relacionamento com a sociedade, como emissora pública de televisão, voltada a divulgar os atos do poder Legislativo e debater os assuntos que interessam a nossa sociedade”, completou Schlemper em seu discurso.

Presidente, Michel Schlemper (MDB)

“Essa inauguração representa a oportunidade para cada vereador demonstrar o seu esforço, demonstrar suas ações e atitudes para retribuir a confiança dos eleitores. Essa parceria é um avanço na transparência dos nossos trabalhos Legislativos e será replicada em outras regiões brasileiras”, destacou o senador Dário Berger. “O fato de ser a primeira cidade não Capital que conquista esse grau de transparência e interatividade com a coletividade oferecido por uma TV aberta, é uma conquista da cidadania. São José quebra hoje uma pequena barreira nessa questão da transparência”, comentou o senador Amin. “Esse novo canal vai dar aos vereadores, que têm a missão de estar ao lado da comunidade, a possibilidade de um contato mais direto com a população. Isso é modernidade, isso é transparência é integração com o mundo atual, que mudou muito”, complementou o senador Jorginho.

Planejamento

A implantação da nova emissora também foi possível graças ao planejamento estratégico implantado ainda em 2019 no Legislativo de São José, que prevê a modernização de processos internos, redução de despesas e a integração de plataformas que permite, por exemplo, a votação e o acompanhamento digital de projetos e propostas. O planejamento permite à Câmara fazer os investimentos necessários e ainda assim devolver recursos ao município.

“O objetivo da reativação da TV Câmara é divulgar, dar transparência e é manter a proximidade com o cidadão”, explica o presidente. “Ela deve prestar contas e aumentar o alcance das atividades legislativas no município, estimulando a participação direta da população na elaboração de Leis. Ela será um importante canal para diversificar as formas de interação e de diálogo com o povo josefense”, acrescentou o presidente Michel Schlemper.

Deixe uma resposta

Faça um comentário:
Digite o seu nome