Com 12 lacres na semana, Trato Pelo Capivari chega a 180 ligações irregulares de esgoto interrompidas em Ingleses

Últimas ações especiais do programa também renderam três autuações da Vigilância Sanitária

0
44

Com 12 lacres na semana, quatro deles nesta sexta-feira (31/07), o Trato Pelo Capivari chegou à marca de 180 ligações irregulares de esgoto interrompidas desde o início das atividades do programa em Ingleses, no Norte da Ilha. As últimas ações especiais renderam, além dos lacres, três autuações da Vigilância Sanitária (VISA) por lançamento de esgoto na rede pluvial e não conexão à rede coletora da Casan.

Hoje pela manhã, técnicos do Trato Pelo Capivari fiscalizaram, acompanhados de fiscal da VISA, cinco imóveis do bairro. Com esgoto ligado na drenagem, um condomínio, um centro comercial e duas casas – os dois primeiros na Rua Graciliano Manoel Gomes; as casas na Rua Albatroz e na Servidão Paulinho Joaquim da Cunha – tiveram suas conexões clandestinas lacradas.

O programa da Casan, realizado em parceria com a Prefeitura de Florianópolis e executado pela ECHOA Engenharia, realizou quatro ações especiais ao longo da semana. O único dia sem lacres foi quarta-feira (29/07), quando, dos seis imóveis inspecionados, três haviam se regularizado e dois aguardavam retorno para verificação das obras de adequação. Apenas um, na Rua Areia Branca, foi intimado pela Floram a se adequar em até dez dias, do contrário será multado.

A operação de terça-feira (28/07) rendeu seis lacres e duas autuações emitidas pelo fiscal da VISA que acompanhava a equipe do Trato Pelo Capivari. Dois dos imóveis sofreram dois lacres cada – uma casa na Servidão Alphaville e um condomínio na Servidão Verdes Mares. Todos os casos foram de esgoto conectado à rede pluvial.

Por fim, na segunda-feira (27/07), o programa realizou, em parceria com a Intendência de Ingleses, ação com caminhão hidrojato para sugar a drenagem das ruas Maria Honorata e das Caravelas. Além de um lacre em cada um desses endereços, a VISA autuou um centro comercial na Rua das Canas que não estava ligado à rede coletora operante.

O programa – O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. De segunda a sábado, 22 técnicos inspecionam casas, condomínios e estabelecimentos comerciais no bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, denúncias e ações especiais.

Além das inspeções agendadas, o Trato Pelo Capivari conta com dois canais de denúncia contra esgoto irregular, atendendo a uma demanda expressa da população local: por mensagem ao número (48) 99123-1223 (WhatsApp) ou através do site oficial do programa: www.tratopelocapivari.com.br.

Deixe uma resposta

Faça um comentário:
Digite o seu nome