Fone: (48) 3733-6977 | redacaofloripa@jornalinforme.com.br

 

Adriano Ribeiro

Adriano Ribeiro

Adriano Ribeiro é colunista do Informe e traz informações sobre os bastidores da política e cotidiano de Caçador e Floripa/São José.
Fones: Caçador (49) 8843-4213 - Florianópolis (48) 9922-8133

E-mail: redacaofloripa@jornalinforme.com.br

Twitter: @adrianoinforme

O Natal deste ano promete ser um dos mais iluminados e emocionantes. Entre as programações espalhadas por toda Santa Catarina, uma em especial promete fazer a alegria das crianças. No dia 17 de dezembro, o bom velhinho estará na sede do Crematório Vaticano, no Itacorubi, para distribuição de presentes e na sequência ele irá passar pelas ruas de Florianópolis com seu trenó iluminado fazendo a distribuição de doces.

A programação começa às 18h30, no Crematorium Vaticano no Itacorubi. Mais de 200 brinquedos serão entregues para crianças de escolas municipais. Por volta das 20h30, a carreata do Papai Noel segue pelos principais pontos do bairro.

“É uma oportunidade de mostrar para estas crianças que existe esperança, que existem pessoas com bom coração, que ajudar o próximo é importante. É incrível poder despertar nestes pequenos corações sentimentos como felicidade, gratidão, esperança de um futuro melhor. Ver sorrisos estampados nos rostos destes pequenos é o melhor presente que podemos receber”, comenta a responsável pela ação social e diretora da Vaticano, Mylena Cooper.

Confira abaixo o roteiro do desfile:

Florianópolis

Saída da capela Vaticano no Itacorubi
Rua Luiz Caldeira
Rodovia João Paulo com breve parada na praça João Paulo
Rodovia Virgílio Várzea até o fim
Rodovia SC 401
Retorno para Rodovia João Paulo com nova parada (opcional) praça João Paulo e retorno capela vaticano.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

Interessados em praticar meditação sob a orientação de um instrutor qualificado podem participar gratuitamente do projeto Medita Udesc, na sexta-feira, 14, das 9h30 às 11h30, no campus da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) no bairro Itacorubi, em Florianópolis. Não é preciso fazer inscrição prévia.

O projeto é promovido mensalmente pelo Laboratório de Educação para a Sustentabilidade e Inovação Social (Leds), programa de extensão ligado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc. Mas o local da oficina fica no Centro de Artes (Ceart), no mesmo campus. Os participantes devem comparecer à Sala de Dança 2, no Bloco de Artes Cênicas do Ceart.

A oficina de meditação será ministrada pelo professor Cláudio Senna Venzke, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). É recomendado que os interessados levem colchonete, tapete de ioga, toalha ou outro acessório para sentar no chão.



A atividade integra o Ciclo de Eventos do Leds. Lançado na Udesc Esag em outubro de 2016, o Leds visa, entre seus objetivos, disseminar metodologias de ensino voltadas à sustentabilidade e fomentar a criação de negócios que busquem resolver problemas socioambientais.

Saiba mais na página do Leds no Facebook

Serviço:
O QUÊ: Oficina Medita Udesc
QUANDO: Sexta-feira, 14 de dezembro, das 9h30 às 11h30.
ONDE: Sala de Dança 2, Bloco de Artes Cênicas do Centro de Artes (Ceart), no campus da Udesc (Avenida Madre Benvenuta, 2007, Bairro Itacorubi, Florianópolis).
QUANTO: Gratuita e sem necessidade de inscrição.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

O livro que conta a história do tradicional Guarani de Palhoça, o chamado “terceiro time da Grande Florianópolis”, está quase pronto, informa Rodrigo Rocha, da Gráfica Rocha, parceira do projeto que está fazendo a  impressão que conta a história do clube da querida Palhoça.

Entrevistas com ex-jogadores, ex-dirigentes, a memória do próprio Amaro e o escasso material histórico foram a base para escrever o livro. Os registros dos anos 1990 deixado pelo ex-dirigente Valdir Wagner Filho salvaram o projeto, segundo os autores. O livro destaca momentos marcantes do clube, como a sua fundação, em1928, e título estadual da série B catarinense em 2003. 

O autor é o diretor do clube, Amaro Júnior, em conjunto com o jornalista Luciano Smanioto.

O livro de 264 páginas será lançado no dia 13 de dezembro no Shopping Via Catarina, no bairro Pagani, em Palhoça.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

O espírito natalino, que já tomou conta das ruas, parques e praças da cidade de São José, esteve presente neste fim de semana durante a realização dos eventos da programação de Natal promovida pela Prefeitura de São José. O público pode celebrar a época mais aguardada do ano e curtir com os amigos e familiares todas as atrações artísticas, culturais e de lazer que ocorreram no último sábado (8) e domingo (9).

No sábado, a edição natalina do Bairro em Movimento proporcionou momentos de muita alegria aos moradores da região da Procasa que puderam curtir as atividades interativas e de lazer promovidas gratuitamente pela prefeitura por meio da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL). “O projeto Bairro em Movimento nasceu com o objetivo de promover a interação da comunidade com os espaços públicos da cidade. Ver a participação das pessoas a cada edição nos incentiva a continuar desenvolvendo este trabalho com a intenção de levar lazer de qualidade a todas as regiões da cidade”, comentou o superintendente da FMEL, João David Garcia, ao lembrar que a próxima edição especial de Natal do evento será no sábado (15), no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no bairro Ipiranga.

O domingo de céu azul foi um verdadeiro convite à realização de atividades físicas ao ar livre. O dia de sol com temperatura agradável fez com que dezenas de pessoas participassem do segundo passeio ciclístico com o Papai Noel em São José. A atividade recreativa e não competitiva promoveu momentos de diversão aos participantes, que juntos saíram do Parque Natalino da Beira-Mar de São José em direção ao Centro Histórico da cidade para prestigiar e conhecer cada detalhe da decoração especial montada nas praças Hercílio Luz e Arnoldo Souza. 

Quem participou do passeio aproveitou a oportunidade para se unir ao público que curtia a edição especial de Natal da Feira da Freguesia preparada pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo (FMCT). Repleta de atrações artísticas, musicais, culturais e gastronomia de qualidade, a feira era um dos momentos mais aguardados da programação de Natal neste fim de ano em São José.

“Sinto um grande orgulho a cada edição da Feira da Freguesia que realizamos no Centro Histórico de São José. Não há alegria maior que observar os moradores e visitantes da cidade curtindo este espaço público tão valioso, prestigiando a programação cultural e artística preparada pela equipe da Fundação Municipal de Cultura sempre com muito carinho para levar alegria e aproximar a população da tradição açoriana, da nossa cultura e da nossa arte”, celebrou a superintendente da FMCT, Joice Porto.   

O momento mágico do dia aconteceu durante a Feira da Freguesia com a chegada do Papai Noel que fez brilhar ainda mais os olhos da criançada que esperava ansiosa para fazer pedidos e abraçar o bom velhinho. O evento contou ainda com a presença da prefeita Adeliana Dal Pont, que tem celebrado a magia do Natal junto com a comunidade a cada evento realizado na cidade.

“É um prazer e uma alegria imensa vivenciar estes momentos especiais junto com a população. Nossa programação de Natal foi preparada para resgatar o sentimento de união e fraternidade, que busca elevar o espírito natalino de fé e esperança por mundo melhor e uma sociedade mais amorosa, humanizada e justa”, lembrou Adeliana.

A programação de Natal em São José continua até o dia 21 de dezembro com a apresentação Banda da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército, a realização do Auto de Natal Folia, e apresentações de corais no Centro Histórico.

Confira a programação

13/12 -  Banda da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército, na Praça Hercílio Luz - Centro Histórico, às 20h30min.

14 a 16/12 - Auto de Natal Folia na Praça, apresentação teatral, na Praça Hercílio Luz - Centro Histórico, às 20h30min.

15/12 – Bairro em Movimento Edição Natalina no Bairro Ipiranga – no Centro de Artes e Esportes Unificados, das 15h às 19h.

20/12 – Coral na Praça Hercílio Luz - Centro Histórico, às 20h30min.

21/12 -  Coral na Praça Hercílio Luz - Centro Histórico, às 20h30min.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

A inflação para os consumidores de Florianópolis teve um aumento menor em novembro (0,13%), em relação ao mês anterior (0,46%). A desaceleração se deveu principalmente à redução da tarifa de energia elétrica (-7%) – em razão da mudança de bandeira tarifária – e dos combustíveis (-4,1%) – consequência da política de preços variável da Petrobrás.

Os números são do Índice de Custo de Vida (ICV/Udesc Esag), calculado mensalmente pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag). O índice leva em conta o consumo de famílias de Florianópolis com renda de 1 a 20 salários mínimos, comparando 319 itens. Os dados foram coletados entre 1º e 30 de novembro.

Desde o início de 2018, a alta acumulada dos preços locais é de 4,31%. Nos últimos 12 meses, o índice acumulado é praticamente igual ao do ano (4,30%). Os números estão muito próximos do centro da meta estabelecido pelo Banco Central para a inflação nacional, de 4,5%.

Alimentos

As quedas nos preços dos combustíveis para veículos e nas tarifas de energia elétrica foram suficientes para levar a uma redução média dos preços dos produtos não alimentares (-0,94%) e dos serviços públicos e de utilidade pública (-1,83%). Já os preços dos serviços privados ficaram praticamente estáveis, com alta de 0,06%.

Mas essas reduções foram compensadas pelos aumentos dos alimentos, que subiram em média 0,52%. A alimentação fora de casa voltou a apresentar o maior aumento (1,86%). No acumulado dos últimos 12 meses, comer em restaurantes ficou 13,15% mais caro na Capital.

A alimentação em casa teve um aumento menor (0,48%), mas com alta em todos os subgrupos. Ficou mais caro comprar produtos industrializados (0,59%) e in natura (0,41%). Já os produtos de elaboração primária, embora tenham subido um pouco em novembro (0,22%), tiveram uma redução de -3,21% no ano. O leite ficou 3,26% mais barato em novembro.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

Nesta quarta-feira, dia 12, a partir das 13h30, uma parte importante da história da contabilidade do Estado estará presente no Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) durante a entrega do Prêmio Destaques da Contabilidade 2018. O evento acontece durante reunião plenária da entidade, em Florianópolis, e vai homenagear profissionais como o senhor Edgar Scheidemantel, 88 anos de idade e 67 dedicados à carreira contábil.

Profissional com registro mais antigo do estado, Edgar atualmente está aposentado, mas ainda frequenta duas vezes por semana o escritório que fundou no ano de 1953, e que hoje é administrado pelo seu filho. “Me sinto honrado e gratificado em receber esta homenagem do Conselho. Durante minha vida profissional, procurei agir com ética e honestidade acima de tudo. Meus clientes sempre vieram por indicação, devido ao bom trabalho que realizamos ao longo de todos esses anos”. 

Outra homenagem será realizada a um dos escritórios de Contabilidade mais antigos do Estado, o Witkowsky, que iniciou suas atividades em 1970. Um dos sócios da empresa, Luciano Witkowsky, fez questão de destacar a história de seu pai, Adolfo Witkowsky, que fundou o escritório em uma época de grandes dificuldades. “O início dele como contador se deu em um período complicado, em que ele tinha que trabalhar a 12 km de casa, indo em uma carroça. Meu pai trabalhava na roça, tinha que estudar à noite, dormia no sótão de uma casa com colchão de palha, estudava à luz de velas. Então era tudo mais difícil. Os recursos hoje estão disponíveis com mais facilidade. Por isso ele tem todos os méritos”, disse Luciano.

Nova geração também será homenageada

Além dos pioneiros da profissão, o Prêmio Destaques da Contabilidade irá prestigiar a nova geração, os bacharéis em Ciências Contábeis que obtiveram as melhores colocações nas duas edições do Exame de Suficiência de 2018. São eles: Henrique Schmitz (Centro Universitário Leonardo da Vinci) e Leandro Roberto de Souza (Universidade Estadual do Paraná), que alcançaram as melhores notas na 1ª edição do exame, realizado em 17 de junho. Já na 2ª edição, realizada no dia 23 de setembro, os vencedores foram Isaac Pacheco Silva (UFSC), José Rafael Albuquerque de Oliveira (Centro Universitário Facvest) e Valdineia Enedina Marques (UFSC).

"É importante lembrarmos daqueles que fizeram a nossa profissão crescer ao longo dos anos, bem como os nossos futuros profissionais. É essa união que vai dar ainda mais longevidade à Contabilidade", destaca o presidente do CRCSC, Marcello Seemann.

Serviço

Prêmio Destaques da Contabilidade

Data/Hora: 12/12/18 - 13h30

Local: Sede do CRCSC - Av Osvaldo Rodrigues Cabral, 1900 Centro - Florianópolis - SC - Acesso pela rua dos fundos – Almirante Lamego

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

O prefeito Gean Loureiro (MDB) assinou, nesta segunda-feira (10), a ordem de serviço para a reforma geral da unidade de saúde dos Ingleses e para a construção da Academia da Saúde.

O prédio não recebe melhorias desde 2012, sendo que o maior problema da estrutura são as infiltrações. “Esta obra é uma reivindicação da comunidade. Os moradores dos Ingleses merecem ter uma unidade de saúde estruturada, com equipes completas e prédio revitalizado. Hoje estamos cumprindo com mais compromisso assumido pela nossa gestão”, ressaltou o prefeito Gean.

A obra prevê a reforma completa da unidade, como nova pintura interna e externa, troca de calhas, telhado e fiação elétrica, correção de fissuras, vedação de portas e janelas, além de equipamentos e móveis novos. A Academia da Saúde será construída ao lado da unidade de saúde, com 134,69 m², onde serão disponibilizados equipamentos de ginástica e musculação para a população. O total de investimento das duas obras será de mais de R$ 1.038 milhão. A previsão de entrega é de 12 meses.

O bairro dos Ingleses possui o maior fluxo de atendimento da rede de atenção básica do município. Com 7 equipes de saúde da família realizam mensalmente mais de 10 mil procedimentos, entre consultas médicas e ambulatoriais.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

A Prefeitura de Florianópolis entregou nesta segunda-feira (10) 11 novos veículos para a Secretaria de Saúde. O valor investido na aquisição dos novos veículos foi de R$ 924 mil.

A entrega foi feita pelo prefeito Gean Loureiro que destacou a importância de melhorar a estrutura da saúde municipal. “Queremos cada vez mais ampliar e facilitar o acesso à saúde. Esses são os primeiros carros, aos poucos vamos renovar toda frota para que o usuário tenha mais conforto e segurança”.

Destes veículos, 9 serão utilizados para o transporte de pacientes em tratamento de quimioterapia, radioterapia e doença renal crônica nos hospitais públicos e nas clínicas conveniadas ao Sistema Único de Saúde. E 2 serão destinado para a Diretoria de Bem Estar Animal – Dibea que serão utilizados para o resgate de animais em situação de maus tratos.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

A Justiça Federal em Santa Catarina (JFSC) promove terça-feira (11), em Florianópolis, o evento “Acessibilidade e Inclusão nos 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”, em comemoração às sete décadas de proclamação do documento pela ONU, ocorrida em 10 de dezembro de 1948. Aberto ao público e com entrada gratuita, o evento acontecerá das 13h30 às 18h30 no auditório da sede da Seção Judiciária e será mediado pela diretora do Foro da JFSC, juíza federal Claudia Maria Dadico, e pelo coordenador de Direitos Humanos da Associação dos Magistrados Catarinenses, juiz de direito Fernando de Castro Faria.

Com a proposta “Temos o direito de ser iguais quando a diferença nos inferioriza; temos o direito de ser diferentes quando a igualdade nos descaracteriza”, a programação prevê exibição de vídeo, palestra e relatos de experiências de inclusão social realizadas por órgãos como a própria JFSC, a UFSC, a Justiça do Estado e os ministérios públicos Federal (MPF) e do Trabalho (MPT). Entre os temas, cotas para estagiários, convênio para prestação de serviços por mulheres em regime semi-aberto (JFSC), ações afirmativas e diversidades (UFSC), infância e juventude (JE), Programa Bem Viver (MPF) e Semana Inclusiva (MPT).

Para participar como debatedores, foram convidadas entidades que representam pessoas com deficiência ou em situação de rua, os movimentos negro e de defesa dos direitos humanos com foco em sexualidade, a pastoral carcerária e os migrantes.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

O novo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Sede, inaugurado pela Prefeitura de São José no bairro Praia Comprida, realizou o primeiro atendimento de apoio matricial no município dia 6 de dezembro. A ação envolveu as secretarias da Assistência Social, Educação, Saúde e o Conselho Tutelar para atender uma família em situação de direitos violados e auxiliar seus membros a recuperarem o convívio social, bem como a reconstrução dos laços familiares.

O matriciamento ou apoio matricial consiste em realizar ações compartilhadas, integrando as diversas políticas públicas existentes, para promover a troca de saberes entre os profissionais envolvidos para ampliar o olhar sobre determinado caso e assim dar melhor direcionamento às ações.

“É um plano de trabalho que faz parte da luta da prefeita Adeliana Dal Pont para construir uma rede de políticas públicas integradas em São José e desenvolver um plano de atendimento familiar efetivo na cidade que solucione os mais variados aspectos que rodeiam famílias em situação de direitos violados”, explica a secretária de Assistência Social, Rose Bartucheski.  

“O matriciamento é um processo de construção compartilhado e integrado, que confere mais cidadania e efetividade no atendimento à população”, reforça a secretaria adjunta de Assistência Social, Simone Machado.

Para a diretora do CREAS Sede, Gabriella Dornelles, a integração entre assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e demais profissionais é fundamental para buscar a excelência no atendimento às famílias em situação de direitos violados na cidade. “A união, a troca de informações e os processos de atendimento, que muitas vezes se complementam, necessitam cada vez mais desta integralidade para auxiliar os indivíduos a romperem padrões de violência e restabelecer a autonomia dos seus membros”, ressalta Gabriella.

Sobre o CREAS Sede

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Sede busca ofertar e fortalecer os serviços continuados em Assistência Social, como o PAEFI, que fornece apoio, orientação e acompanhamento a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos no município.

O novo CREAS Sede foi inaugurado pelo Município de São José para contribuir com o fortalecimento da função protetiva às famílias e somar ao serviço de Assistência Social do Município como mais um polo de atendimento de forma descentralizada e regionalizada, já que a cidade conta com outra unidade CREAS em Barreiros.

Toda a pessoa que estiver em situação de violação de direitos na cidade de São José deve procurar a rede de proteção do Município formada pelo Conselho Tutelar, Delegacias Especializadas e serviços da Assistência Social para orientação e atendimento.  

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

O Jornal Informe é uma rede de jornais de circulação em Caçador (sede) e Florianópolis 

Editor: Adriano Ribeiro
Telefone: (48) 3733-6977
Plantão: (48) 9922-8133
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.