Fone: (48) 3733-6977 | redacaofloripa@jornalinforme.com.br

 

Adriano Ribeiro

Adriano Ribeiro

Adriano Ribeiro é colunista do Informe e traz informações sobre os bastidores da política e cotidiano de Caçador e Floripa/São José.
Fones: Caçador (49) 8843-4213 - Florianópolis (48) 9922-8133

E-mail: redacaofloripa@jornalinforme.com.br

Twitter: @adrianoinforme

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) está com inscrições abertas para ingresso nos cursos de graduação sem vestibular. As vagas, num total de 7.737, são para todas as áreas de conhecimento, nos campi de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Biguaçu, Florianópolis, Itajaí, São José e Tijucas. As oportunidades estão distribuídas para entrada por meio do Seletivo Univali e do Seletivo Comunitário, com bolsas de estudo de 50% e 60%, e há novos cursos.

A novidade neste semestre é a oferta de cursos de graduação flexível – com 30% de aulas presenciais e o restante a distância -, Design de Interiores, Educação Física Bacharelado e Licenciatura, Estética e Cosmética, e Relações Públicas; e cursos 100% a distância: Administração, Gestão Comercial, Processos Escolares, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Pública, Marketing, Pedagogia e Processos Gerenciais.

Para se inscrever o candidato deve acessar a página www.univali.br/seletivo, preencher o requerimento de inscrição e escolher uma das seguintes opções para a entrega da documentação: postar no site; entregar na Univali – no Campus Itajaí, no Setor de Processo Seletivo, nos demais campi na Secretaria Acadêmica; ou enviar pelos Correios (Sedex) à Univali.

Podem concorrer às vagas do Seletivo Univali e do Seletivo Comunitário portadores de diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio ou concluinte com matrícula ativa no último ano do Ensino Médio, que, neste caso, devem comprovar a conclusão do ensino até o dia 6 de fevereiro de 2019.

As vagas do Seletivo Comunitário podem ser disputadas por candidatos que não tenham diploma de curso superior; residam no Estado de Santa Catarina; possuam renda familiar per capita de até quatro salários mínimos e patrimônio compatível com a situação socioeconômica comprovada. Além disso, o candidato precisa ser classificado e ingressante por meio do Seletivo Comunitário, no ano e semestre em que pleitear o benefício; e é necessário que esta seja a primeira matrícula do aluno em curso de graduação da Univali, exceto nos casos em que o acadêmico for calouro da Univali no mesmo ano e semestre que ingressar pelo Seletivo Comunitário ou que tenha se afastado no mesmo período (ano/semestre) do ingresso em anos anteriores e não possua nenhuma nota no histórico escolar do curso. Os concorrentes ao Seletivo Comunitário também devem realizar a etapa online da matrícula no prazo e, no mínimo, em dezesseis créditos e não podem ter débito de qualquer natureza junto à Fundação Univali.

Ao todo são oferecidas 174 opções de ingresso somando-se as diferentes modalidades, turnos e campi. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 15 de março de 2019. Haverá parciais de resultados neste período de inscrição. O cronograma de prazos, a relação completa de cursos, o formulário de inscrição e os editais estão disponíveis no endereço www.univali.br/seletivo.

Mais informações: (47) 3341-7737/3341-7838, com o setor de Processo Seletivo da Univali.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

Nesta quinta-feira (20), o XV com Arte abre espaço para a Banda do Exército. O evento ocorre toda quinta, das 12h30min às 13h30min, no Coreto da Praça XV. O projeto da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Cultural Franklin Cascaes, tem por objetivo oferecer mais opções de lazer e cultura para a população e visitantes, além de abrir um novo palco para a divulgação do trabalho e talento dos artistas, preferencialmente, locais.

Já passaram pelo coreto a Orquestra de Choro Campeche, Banda da Polícia Militar, Banda da Base Aérea, Banda Infantil do IEE, Orquestra do IEE, velha guarda da Escola de Samba Dascuia, Swing Maneiro, Banda da Marinha, Dança Cigana, entre outros. As apresentações são gratuitas e ocorrem todas as quintas-feiras, das 12h30min às 13h30min.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

O Procon de São José agora conta com um novo veículo para dar suporte ao trabalho de fiscalização que o órgão executa diariamente no município. O automóvel foi obtido a partir de uma doação da Receita Federal do Brasil, após uma solicitação feita pela Prefeitura de São José por meio da Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito.

“Precisávamos de mais um automóvel para dar suporte às nossas fiscalizações, já que críamos um Departamento de Fiscalização dentro do Procon/SJ com objetivo de fortalecer as ações diárias da equipe”, explica o diretor o diretor do Procon/SJ, Fabrício Vieira, ao agradecer o apoio da prefeita Adeliana Dal Pont, da secretária de Segurança, Andrea Pacheco, além da sensibilidade inspetor chefe da Receita Federal, Daltro José Cardoso, em relação ao atendimento à solicitação do Procon/SJ. Até então, o órgão utilizava veículos locados pela Administração Municipal.

A aquisição do automóvel e a implantação do Departamento de Fiscalização garantem ao órgão uma melhor estrutura para atender a demanda do município. “Podemos ir rapidamente “in loco” para fazer a fiscalização assim que recebemos a denúncia e isso faz com que o nosso trabalho se torne cada vez mais efetivo e atuante”, avalia Fabrício.

O Procon de São José funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e o contato com o órgão pode ser feito pelo telefone: (48) 3288-4393, e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., ou pessoalmente na Avenida Acioni Souza Filho, n.403, andar térreo do Prédio da Prefeitura de São José.  

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

A Vice-Presidência da Regional Sudeste da FIESC e a equipe da FarmaSesi de Biguaçu realizaram  a entrega de produtos arrecadados na campanha Amigos FarmaSesi. Para cada produto doado pelo consumidor, a farmácia fez a doação de mais um produto idêntico. 

Mais de 500 itens de higiene e alimentação foram doados para a Casa Lar Vovó Sebastiana. O local está hoje com cerca de 20 crianças, que aguardam adoção.  

A equipe foi recepcionada pela Diretora da Casa Vastir Maria Marques . O vice-presidente da FIESC Tito Alfredo Schmitt e o diretor regional do SESI Daniel Thiesen acompanharam a entrega das doações. 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

A Câmara dos Vereadores de Florianópolis marcou para esta quinta-feira (20), às 14 horas, a audiência pública que vai discutir o projeto do parque urbano da Beira-Mar. O projeto, elaborado pela Secretaria Municipal de Turismo e articulado pelo FloripAmanhã, em parceria com outras entidades, vai promover uma grande transformação na região da Beira Mar, com a implantação de uma área pública com mais de 200 mil m².

Serão instaladas quadras de esportes, áreas verdes, praças, marina e uma interligação de transporte marítimo do continente e outros modais na ilha, como bicicletas, ônibus e outros meios de locomoção. 

Após a audiência pública, a Câmara vai iniciar os debates sobre o projeto. Depois de aprovado, a Prefeitura receberá a autorização do Legislativo para lançamento do edital e cessão da área para a implantação do parque.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

Nesta sexta-feira (21), comemora-se o Dia da Árvore no Brasil. E para lembrar a data, os interessados poderão levar gratuitamente para casa mudas de árvores frutíferas e ornamentais que serão distribuídas em frente do prédio da Prefeitura de São José, das 9h às 17h. A ação é organizada pela Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (FMADS) por meio do Horto Florestal.

“A iniciativa busca a recomposição arbórea, além de incentivar o plantio, estimular a consciência ambiental e mostrar para as pessoas os benefícios que as árvores proporcionam na sociedade, além de sua importância vital para os seres humanos”, enfatiza a superintendente da FMADS, Fernanda Vieira Diniz Farias.

Entre as espécies que disponíveis haverá mudas de araçá, goiaba, palmeira, jerivá, gabiroba, ingá, aroeira-vermelha, aroeira-salsa e pitanga. O limite será de duas mudas por pessoa e, quem tiver interesse de obter um número maior de mudas, pode retirar gratuitamente no Horto Florestal do Parque dos Sabiás, em Forquilhas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Cada morador de São José tem direito de retirar até 10 mudas por mês. Entidades públicas e entidades sem fins lucrativos do município que tiverem interesse nas plantas, devem encaminhar uma solicitação à superintendência da Fundação do Meio Ambiente, que analisará cada caso, assim como as doações superiores a 10 mudas.

A distribuição das mudas contará com a presença do coordenador do Horto Florestal, Valdenir Pauli, e da estagiária em Biologia, Maria Luiza Dutra Ramos, que auxiliarão o público, compartilhando informações importantes a respeito das espécies e plantio.

As árvores são fundamentais no ambiente urbano, pois aumentam a umidade do ar, ajudam a reduzir o calor mantendo o clima ameno, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, fornecerem sombra, abrigo e alimento para algumas espécies, além de ajudar na organização do ambiente urbano, embelezando ruas, praças e jardins, contribuindo com a paisagem.

Serviço

O quê: Dia da Árvore - Distribuição de Mudas do Horto Florestal
Quando: nesta sexta-feira (21), das 9h às 17h
Onde: em frente à sede da Prefeitura de São José, na Avenida Acioni Souza Filho, 403 – Beira-Mar de São José

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

Com o objetivo de facilitar a entrada de jovens no setor de tecnologia, o Comitê para Democratização da Informática está oferecendo gratuitamente o curso Aprendendo a Programar, que ensina a linguagem da programação digital. As inscrições estão abertas neste link e as aulas começam em outubro. A instituição irá oferecer vale transporte para os participantes.

O curso é voltado para jovens entre 14 e 20 anos e as aulas ocorrem diariamente na Escola de Educação Básica Rosa Torres de Miranda, no Jardim Atlântico — de segunda a sexta-feira, das 13h30  às 17h30.

“Além de formá-los para o mercado de trabalho, queremos que estes jovens de consumidores passem a ser produtores dos seus próprios jogos. Que se tornem multiplicadores deste conhecimento e possam ensinar o que aprendem.” comenta Cleusa Kreusch, da área de projetos.

Os jovens interessados em desenvolver games digitais podem se inscrever no link: http://www.cpdi.org.br/projeto-aprendendo-a-programar/.

Serviço:

O que: Curso de programação gratuito “Aprendendo a Programar”.

Inscrições: http://www.cpdi.org.br/projeto-aprendendo-a-programar/

Quando: a partir de outubro;

Onde:  Escola de Educação Básica Rosa Torres de Miranda, no Jardim Atlântico

Mais informações: 3322-2020  
 
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

 

Se existe um estilo música que define o Brasil, este é a Bossa Nova. O movimento criado na década de 50, quase que em sua maioria no Rio de Janeiro, completa em 2018 seus 60 anos e será o tema de mais uma edição do  projeto Grandes Encontros [CIC 8:30], no dia 26 de setembro, às 20h30, no Teatro Ademir Rosa (CIC), em Florianópolis.

O show será conduzido pelo músico Leleco Lemos, natural de Florianópolis e com 30 anos de carreira, teve passagem pelo emblemático Grupo Engenho, Couro & Corda e Aroeira, além da participação em diversos festivais de música.  Sua carreira teve também projeção internacional com shows na Argentina, Paraguai, Uruguai, Portugal e França. No repertório sucessos como Desafinado, Wave, O barquinho, Samba de Verão, Águas de março, Samba do Avião, Garota de Ipanema, Chega de Saudade e outros clássicos.

O show “Bossa Nova 60 anos” conta com a participação especial das cantoras Isabella Fialho e Marina Saito que têm suas carreiras dedicadas à música brasileira, e ainda os músicos Gustavo Messina [Violão e Arranjos], Rafael Bastos [Bateria], Eduardo Almeida [Contrabaixo] e Fábio Mello [Saxofone e Flauta], nos backings vocals Yze Wagner e Jana Wagner. 

O show "Os 60 anos da Bossa Nova" com Leleco Lemos é uma realização da Fundação Catarinense de Cultura.

Serviço:

O quê: show "Os 60 anos da Bossa Nova"

Data: 26 de setembro de 2018

Horário: 20h30

Local: Teatro Ademir Rosa [CIC] - Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica

Ingressos:  R$30 (Inteira) e R$15 (Meia Entrada) - Disponíveis nas bilheterias dos Teatros Ademir Rosa [CIC], Pedro Ivo e Álvaro de Carvalho e na secretaria da Escola de Música Rafael Bastos

Categoria: Livre para todas as Idades

Estacionamento Gratuito

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

Para evitar muitas mudanças no trânsito do Centro Histórico, em São José, a Casan optou em adiar a obra de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário na Rua Gaspar Neves. Com a autorização da Secretaria de Segurança, Serviço Social e Trânsito, os trabalhos serão executados na Rua Hilário Vieira, que liga a Gaspar Neves com a Getúlio Vargas, sentido Avenida Beira-Mar.

A via é de mão-única e, por causa do assentamento da rede de esgoto, permanecerá interditada. “Como já finalizamos o assentamento da rede de esgoto na Getúlio Vargas nesse trecho, vamos fazer agora a ligação do sistema com a Hilário Vieira. Os trabalhos já começaram na manhã desta terça-feira, dia 18”, ressalta a fiscal da Casan, Elena de Almeida Afonso.

O trânsito está sinalizado, atendendo as exigências da Secretaria Municipal. “Com a interdição da rua por causa das obras, para voltar à Rua Getúlio Vargas o motorista que segue pela Gaspar Neves deve pegar a Beira-Mar e já pode virar a primeira à esquerda, na Rua Pedro Destri”, orienta o engenheiro fiscal da Casan, Alexandre Jorge Pereira dos Santos.

FREDERICO AFONSO

Há outra frente de trabalho na Rua Frederico Afonso, na Ponta de Baixo. “Nesse ponto, a obra deve continuar nas próximas semanas, o que também exige atenção dos motoristas, principalmente à noite e em dias com chuva. Mesmo havendo placas de orientação, os cuidados devem ser redobrados para evitar acidentes”, destaca Elena.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

 

Os atletas e equipes de São José marcaram seu nome na história do município. Após dez dias de intensas disputas em Caçador, foi encerrado, neste domingo (16), os Jogos Abertos de Santa Catarina 2018. A atual delegação josefense foi responsável pela melhor campanha da cidade na história da competição terminando em 4º lugar na classificação geral com 113 pontos. Além disso, essa edição marcou a melhor campanha no quesito medalhas, com 74 pódios para São José, sendo 21 de ouro, 27 de prata e 26 de bronze.

“Estamos muito satisfeitos com o desempenho das nossas equipes, atletas, dirigentes e quadro técnico. Foi uma campanha irretocável, com evolução em pontos, em medalhas e, principalmente, com perspectivas de melhoras para os próximos anos. O mais importante foi perceber que nossos representantes estão em franca evolução e querendo progredir cada vez mais. Para muitos era quase impossível repetirmos a campanha de 2017, mas os josefenses mostraram que são aguerridos e, não só repetimos, como melhoramos, saltando para o quarto lugar geral. Hoje somos referência em esporte e o trabalho será mantido para que essa evolução não pare”, afirma o superintendente da Fundação de Esportes e Lazer de São José, João David Garcia.

Com quase 330 atletas, São José enviou sua maior delegação para uma edição dos JASC com o objetivo de melhorar a campanha de 2017, quando a cidade terminou em quinto lugar geral e 57 pódios obtidos. Com a base mantida, a equipe josefense protagonizou momentos de grande expressão, chegando a liderar o quadro de pontos por alguns dias. No total, foram 12 troféus (quatro de campeão, quatro de vice e quatro de terceiro), 113 pontos somados e 74 medalhas (21 de ouro, 27 de prata e 26 de bronze) deixando São José à frente de municípios tradicionais nos JASC, como Joinville e Florianópolis.

Nas modalidades individuais, São José teve destaque no Atletismo, campeão nos dois naipes,  Judô (campeão no feminino e vice-campeão no Masculino), Natação (vice-campeão no feminino), Ciclismo (vice-campeão no feminino) e Triathlon (3º colocado nos dois naipes). Já nas modalidades coletivas, destaque para o título no Vôlei de Praia masculino, o vice-campeonato no Basquete masculino, e os terceiros lugares no Handebol masculino e Futebol de Campo feminino.

“O desempenho deste ano mostra que seguimos fortes em modalidades em que já tínhamos bons resultados e tivemos um incremento em novas equipes e modalidades individuais. É dessa forma que vamos seguir o trabalho, investindo no que temos e buscando melhorar os pontos em que temos mais deficiência”, avalia João David Garcia.

Confira os resultados finais dos JASC:

1º Blumenau - 247 pontos

2º Itajaí - 207 pontos

3º Chapecó - 158 pontos

4º São José - 113 pontos

5º Florianópolis - 102 pontos

Troféus de São José nos JASC:

Campeão: Atletismo Feminino, Atletismo Masculino, Judô Feminino e Vôlei de Praia Masculino

Vice-Campeão: Basquete Masculino, Ciclismo Feminino, Judô Masculino e Natação Feminino

3º colocado: Futebol de Campo Feminino, Handebol Masculino, Triathlon Feminino e Triathlon Masculino

Medalhas:

Ouro - 21

Prata - 27

Bronze - 26

Evolução em pódios:

Blumenau 2013 – três de ouro, três de prata e oito de bronze - 14 total

Itajaí 2014 - oito de ouro, 10 de prata e 10 de bronze - 28 total

Joaçaba 2015 – sete de ouro, nove de prata e 14 de bronze - 30 total

Lages 2017 - 24 de ouro, 15 de prata e 18 de bronze - 57 total

Caçador 2018 - 21 de ouro, 27 de prata e 26 de bronze - 74 total

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

O Jornal Informe é uma rede de jornais de circulação em Caçador (sede) e Florianópolis 

Editor: Adriano Ribeiro
Telefone: (48) 3733-6977
Plantão: (48) 9922-8133
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.