Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos encerra 2ª edição do Projeto Verão

Foram promovidas diversas atividades recreativas ao longo do mês de janeiro para as crianças e adolescentes atendidos pelo Município

0
299
Foram promovidas diversas atividades recreativas

Durante o mês de janeiro a diversão tomou conta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de São José. Passeios externos, recreação e brincadeiras fizeram parte do programa que encerra as atividades nesta sexta feira (1). A 2ª edição do “Projeto Verão” foi realizada pela Prefeitura de São José, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, com a proposta de proporcionar momentos de lazer e diversão para as crianças e adolescentes que frequentam o local.

O projeto foi realizado em período integral, de segunda a sexta-feira, incluindo atividades como sessões de cinema, teatro, brincadeiras ao ar livre, gincanas, banho de mangueira e piquenique. Os participantes também puderam fazer passeios à piscina do Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI), à Avenida Beira-mar de São José, ao Passeio Pedra Branca, em Palhoça, e ao Parque do Córrego Grande, em Florianópolis. Além de oferecer o serviço de transporte, buscando-os nas comunidades e os levando de volta, a Prefeitura também disponibilizou três refeições que eram servidas às crianças ao longo do dia.

“O projeto proporcionou às crianças e aos adolescentes conhecerem melhor o município onde residem, visitando espaços públicos e de lazer. Além de todas as brincadeiras recreativas, buscamos inseri-las na cultura local também. E nosso maior objetivo é fazer que tenham momentos prazerosos”, explica a diretora da Proteção Social Básica, Juliana Rocha Pires.

A cada semana um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) diferente participou da programação. O CRAS Zanellato iniciou o “Projeto Verão” na primeira semana, seguido pelas crianças e adolescentes da região de abrangência do CRAS Areias, do CRAS Forquilhinha e, encerrando as atividades, nesta semana, foi a vez do CRAS Colônia Santana.

Segundo a coordenadora do SCFV, Zamile Cristina da Silva Schutz, o saldo foi extremamente positivo. “A alegria no rostinho de cada um foi emocionante. A adesão foi ótima, todos participaram e não faltaram. Nosso vínculo com as famílias também só aumentou através dessa confiança”, avalia Zamile.

A secretária de Assistência Social, Rose Bartucheski, destacou a importância social do projeto verão. “Os momentos que elas vivenciam são de lazer e aprendizado, além de fortalecer os vínculos, fazendo-as sentirem-se respeitadas também. Por isso acredito que a 2ª edição do projeto verão foi tão importante para todos”, pontua a secretária.

As oficinas e atividades culturais, recreativas e esportivas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos retornam à rotina no dia 11 de fevereiro. Durante o ano, as crianças e adolescentes participam do projeto no contraturno escolar, em oficinas e atividades físicas, judô, informática, artesanato, cerâmica, dança, meio ambiente e educação nutricional.

Atualmente, mais de 225 crianças e adolescentes, de seis à 15 anos, são atendidos no programa. O atendimento no SCFV ocorre a partir de encaminhamentos feitos pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), pelo Conselho Tutelar e pelo Ministério Público.