Adeliana Dal Pont empossa 99 novos servidores para o ano letivo de 2019

Os profissionais foram recebidos na rede municipal de ensino de São José nesta quinta (14), e atuarão a partir do dia 18 de fevereiro com o início das aulas

0
328

A Prefeitura de São José está preparada para o ano letivo de 2019, que inicia na próxima segunda-feira (18). Por meio da Secretaria Municipal de Educação o Município realizou a contratação de 99 novos profissionais efetivos que irão atuar junto aos professores ACTs que foram contratados para complementar o quadro de servidores da Educação. Em uma solenidade no Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI), a prefeita Adeliana Dal Pont deu posse para os novos servidores que atuarão a partir do dia 18 de fevereiro, data marcada para o início das aulas em São José.

“Nosso objetivo é fazer uma administração diferenciada, voltada para cuidar das pessoas e dar oportunidade a mais de mil educadores especialistas da rede municipal de ensino nos últimos seis anos. Com o apoio da secretária Lilian, da secretária adjunta Daniela e os funcionários da Secretaria de Educação estamos construindo um projeto de educação para nossa cidade e para as crianças”, assinala a prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, reforçando a importância dos profissionais que assumem os cargos de apoio pedagógico e especialista em assuntos educacionais.

Para a secretária de Educação, Lilian Sandin Boeing, a nomeação dos servidores efetivos é uma conquista a ser celebrada pelo Município. “A educação em São José é um exemplo de transformação para nossa cidade. Nosso Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, em 2017 foi um dos melhores do estado de Santa Catarina, e isso só foi possível porque trabalhamos duro para ter de verdade uma educação de qualidade para as crianças e adolescentes do município”, destacou.

O vice-prefeito de São José, Neri Amaral, parabenizou os novos educadores, dando boas vindas à rede municipal de ensino. “Este trabalho que vem sendo desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Educação é para beneficiar as crianças e adolescentes de nossa cidade. Desejo que vocês sejam exemplo para os alunos da rede municipal de ensino” pontuou.

Representando os vereadores da Câmara de São José, o presidente Michel Schlemper, desejou sucesso aos educadores nomeados. “Sabemos dos desafios da educação, mas a cidade de São José, as crianças e os adolescentes ganham com a posse e a dedicação de vocês”.

Marli Filomena Souza foi uma das educadoras aprovadas para o quadro do magistério municipal. “Este é um dia muito feliz para todos nós que estamos aqui, pois é a realização de um sonho passar neste concurso. Espero continuar fazendo meu trabalho com muito amor e dedicação, além de atender as expectativas”, agradeceu Marli, que era funcionária ACT há 10 anos da rede municipal e teve a oportunidade de se efetivar no cargo de auxiliar de sala da educação infantil.

Para a volta às aulas, a Secretaria de Educação vem realizando a contratação de profissionais em Admitidos Caráter Temporária (ACTs), com o objetivo de ampliar o quadro do magistério municipal. São aproximadamente 453 profissionais já contratados para atuar na rede municipal, sendo mais de 200 voltados para a área da educação especial. Além disso, as unidades de ensino de São José estão recebendo manutenção geral, como limpeza, desratização e dedetização para receber os alunos com total conforto.

A rede municipal de ensino de São José é composta por 36 Centros de Educação Infantil (CEIs), 23 Centros Educacionais Municipais (CEMs), 7 escolas profissionais e 9 polos presenciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Prefeitura ainda mantém parceria com 9 instituições conveniadas que, somente na Educação Infantil, beneficiam 1.735 crianças. Atualmente, o Município atende 25.218 alunos. Na Educação Infantil são quase 6,3 mil crianças matriculadas nos CEIs. No ensino fundamental, são aproximadamente 12 mil alunos e nas Escolas Profissionais, são mais de 4 mil alunos matriculados.

Além das reformas e ampliações em andamento, a prefeitura deu início a construção de três novos Centros de Educação Infantil localizados em Potecas, no loteamento Luar e loteamento San Marino, e estão sendo construídas para atender cerca de 500 crianças.