Adeliana participa da inauguração da nova sede da AVJAS de São José

Nova sede da Associação está localizada no bairro Kobrasol, e atenderá pessoas carentes de forma mais confortável e digna

0
525

Através da parceria entre a Prefeitura de São José e a Câmara Municipal, juntamente com os colaboradores da iniciativa privada e também com os recursos próprios da Associação de Voluntários Josefenses de Ação Social (AVJAS), foi possível construir e inaugurar, na noite desta terça-feira (19), a nova sede social da associação, foi chamada de Virgínia Acyr de Carvalho Pinto, em homenagem a fundadora da AVJAS.

Na ocasião, estiveram presentes a Prefeita Adeliana Dal Pont; a Presidente da AVJAS Zélia Guimarães Ferreira Laurentino; o Presidente da Câmara Municipal Michel Schlemper; os vereadores Orvino Coelho de Ávila e Túlio Maciel; a Secretária de Assistência Social Rosemari Bartucheski, o 1º Tenente Gabriel Schmith representando o 10º Batalhão da Polícia Militar, o filho de Virgínia, Alceu de Oliveira Pinto, e demais representantes da comunidade.

Em seus 26 anos de existência, a instituição vem caminhando e trilhando um trabalho de extrema relevância para o Município, principalmente, no que tange a área de suporte a idosos em situação de vulnerabilidade social. Para a Prefeita Adeliana Dal Pont foi um momento para celebrar uma conquista importante que surgiu da união entre muitas forças.

“Esta conquista é mais um exemplo de como a união entre os poderes executivo e legislativo, somado a força do voluntariado, e da comunidade como todo, faz a diferença. Muitas associações gostariam de ter um espaço público como este, e é muito difícil o processo de escolha, pois buscamos instituições que sejam merecedoras, e neste sentido a AVJAS conquista todo o nosso reconhecimento pelo trabalho prestado”, comentou Adeliana.

Emocionada, a Presidente da associação Zélia Guimarães Ferreira Laurentino comemorou o momento festivo. “Foi um sonho realizado para todos nós. Depois de tantos anos lutando, através desta parceria com a prefeitura e com a câmara, empresários e amigos, além de todos os voluntários associados, finalmente conquistamos nossa independência, o nosso espaço.” relata a presidente. “Para ser voluntário não basta querer, tem que ter um coração diferente. E esta equipe tem.” conclui.

Sobre a AVJAS

Em 2016, os parlamentares reconheceram os serviços prestados pela entidade e deram aval ao Projeto de Lei nº 003/2016 do então presidente do Legislativo, vereador Orvino Coelho de Ávila, que na época era prefeito em exercício. No ano de 2017, a prefeita Adeliana Dal Pont sansionou a Lei 5.650, que autorizou a concessão de área de terras pertencentes ao município de São José para a AVJAS, que foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal.

A associação foi fundada em 27 de abril de 1993 por Virgínia Acyr de Carvalho Pinto, com o intuito de que idosos trocassem experiências uns com os outros além de todo um trabalho voluntário de assistência social nas comunidades. Em 2018, a AVJAS produziu mais de 17 mil unidades de fraldas, distribuídas para a população carente do Município e entidades filantrópicas, como a Orionópolis Catarinense, que no último ano recebeu aproximadamente cinco mil fraldas para o uso dos acamados da instituição.

Hoje, a AVJAS oferece para mais de 100 josefenses carentes um complemento de fraldas além do que é oferecido pela prefeitura de São José. Antes, a entidade ocupava uma pequena sala cedida pela prefeitura ao lado do Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI), e agora com a cessão do imóvel localizado no Kobrasol, a AVJAS terá possibilidade de atender pessoas carentes de forma mais confortável e digna.