Michel Mittmann assume secretaria com a missão de melhorar a Mobilidade Urbana da Capital

Posse foi na manhã desta quinta-feira (4), no gabinete do prefeito

0
268
Michel Mittmann explicando planos nesta quinta (4)

Tomou posse na manhã desta quinta-feira, 4, em Florianópolis, o novo secretário de Mobilidade Urbana da Capital. Conforme anunciado pelo Prefeito Gean Loureiro, Michel Mittmann, até então Diretor Geral do Instituto De Planejamento Urbano De Florianópolis (Ipuf), foi designado para assumir a pasta que, agora, também passa a englobar a Diretoria de Operação do Sistema Viário (Diope) e Ipuf, antes órgãos da estrutura organizacional da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Planejamento (SMDU). O responsável anterior da pasta, Marcelo Roberto da Silva, permanece na secretaria como secretário adjunto.

De acordo com Michel, alguns eixos estarão no foco das ações da nova configuração da secretaria de Mobilidade, de forma integrada, a serem realizadas a curto, médio e longo prazo: Pedestres, Ciclos, Transporte Público (Ônibus), Outros modais públicos, Sistema viário e operação, Transporte individual motorizado, Programas e projetos integrados, Planos, Governança e Participação Social e Logística e Cargas. “Vamos buscar ouvir, não somente os agentes envolvidos na mobilidade, mas também a população, no sentido de entender às reais necessidades e o que a gente consegue atender de forma prática, hoje, para amenizar os desafios dessa área, enquanto construímos um cenário diferente para resolução efetiva”, afirma Mittmann.

Posse foi na manhã desta quinta, no gabinete do prefeito

“As mudanças na estrutura da secretaria de Mobilidade Urbana foram pensadas para agregar e fortalecer ainda mais as ações que já foram colocadas em prática e para as que serão projetadas daqui para frente nessa área. Nosso objetivo é acelerar em direção às soluções que a cidade precisa”, afirmou o Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

Mittmann é arquiteto graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC (1996) e mestre em arquitetura pela PGAU Cidade/UFSC(2007), universidade na qual foi professor do curso de arquitetura e urbanismo entre 2004 e 2006 em disciplinas de projeto. Em março de 2017, já na Prefeitura de Florianópolis, assumiu a Diretoria da Região Metropolitana do Ipuf e posteriormente, a Diretoria Geral do Instituto em janeiro de 2018. Neste período, participou da implantação de diferentes projetos, programas e ações, como o Ponte Viva – Hercílio Luz para as Pessoas; Calçada Certa, Mais Pedestres, Mais Pedal; a formação da rede de espaços públicos e; o processo eleitoral para a formação do Conselho da Cidade.

Na iniciativa privada atuou em projetos de diversas escalas e complexidades, com destaque para atuação no planejamento urbano como coordenador do Projeto Vita et Otium, “Traçando novas diretrizes físico-espaciais para o litoral catarinense” que reuniu mais de 50 arquitetos urbanistas para organização de propostas espaciais estratégicas para o Litoral de Santa Catarina, o BRT FLORIPA e a premiação no concurso Orla Noroeste de Vitória.