UniSociesc amplia atuação em Florianópolis e inaugura o campus Continente

Palestra de Ozires Silva, responsável pela fabricação dos primeiros aviões no Brasil, fundador da Embraer e entusiasta da educação, reuniu autoridades e convidados de diferentes setores para a apresentação da nova unidade da UniSociesc na Grande Florianópolis

0
678

Na manhã desta quarta-feira (10) foi inaugurado o projeto arquitetônico imponente, sustentável e acessível do campus Continente da UniSociesc Florianópolis. A nova unidade traz a identidade visual da instituição e reforça o seu compromisso em formar profissionais focados em qualidade e inovação. O campus Continente, no bairro Capoeiras, na Avenida Governador Ivo Silveira, 3775, foi aberto também para cumprir a missão de expandir a atuação na capital catarinense e aumentar o portfólio de cursos da UniSociesc.

A localização é estratégica, pois a unidade está no limite da região continental de Florianópolis com o município de São José, na principal via de ligação entre as cidades. Foram investidos R$ 20 milhões na estrutura que tem mais de 7 mil metros quadrados para abrigar diversos cursos, MBAs e as graduações com a metodologia 4.0, um diferencial da UniSociesc, que faz parte do Grupo Ânima.

O reitor, Ricardo Cançado, afirmou que a inauguração é uma demonstração do compromisso da instituição com Santa Catarina e a região da Grande Florianópolis. “Ter boas universidades é decisivo para o desenvolvimento das cidades. É o diferencial entre aquelas que vão crescer e aquelas que não darão certo”. Ricardo falou ainda sobre o que chamou de rima entre sustentabilidade e inovação e destacou: “Queremos ser cada vez mais uma instituição aberta, que pensa no global e no local. Que ensina e aprende”. O vice-reitor, Daniel Braga, enfatizou a missão da UniSociesc de ser a instituição mais desejada do Sul do Brasil em todos os níveis de ensino. “Sempre estaremos integrados à cultura regional”.

Reforçar o compromisso do Grupo Ânima com a qualidade de ensino foi a mensagem do diretor da UniSociesc Continente, Mário Thomé. “Temos uma proposta genuína e isso aparece nos indicadores do MEC com notas 4 e 5, em uma escala que vai até 5. Nosso projeto acadêmico baseado em competências é brilhante”, afirmou.

O presidente do Grupo Ânima, Marcelo Bueno, considerou que a mobilidade urbana é uma das grandes vantagens trazidas pelo campus Continente. “Recebemos vários feedbacks sobre a situação do trânsito nas pontes. Trazendo a UniSociesc para o Continente e oferecendo educação de qualidade, consolidamos nosso posicionamento de atender os anseios dos moradores”.

Após o descerramento da placa de inauguração do campus Continente, veio o momento mais esperado com a palestra “Educação Transforma” do Dr. Ozires Silva, o homem que desafiou tudo e todos para fundar a Embraer e construir aviões no Brasil – e que também é presidente do Conselho de Inovação da Ânima Educação. “Ao longo da minha vida tenho dito que só uma sociedade sábia pode fazer uma pessoa sábia”. Com 88 anos, Dr. Ozires foi aplaudido por todos ao fazer questão de palestrar de pé e dizer que fazia aquilo em respeito à plateia. “Muito se fala em inovação, mas inovação envolve competição e ela precisa ser vencida no mundo inteiro. A UniSociesc oferece as ferramentas para fazer uma cidade diferente, construindo uma sociedade sábia”.

Após as palavras do Dr. Ozires, foi servido um brunch aos convidados, acompanhado do duo formado por Chico Martins, guitarrista e vocalista da banda Dazaranha, e sua filha, Ana Rosa, que deram um toque especial ao evento bastante prestigiado.

Mais sobre o Dr. Ozires Silva

Nascido em Bauru, em 8 de janeiro de 1931, Ozires Silva é oficial da Aeronáutica e engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Atualmente é chanceler da Universidade São Judas, em São Paulo, e presidente do Conselho de Inovação da Ânima Educação.

Destaca-se por sua contribuição no desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira, sendo considerado um dos maiores empreendedores do Brasil. Liderou a equipe que projetou e construiu o avião Bandeirante. Em 1970, promoveu a criação da Embraer, uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo e, assim, foi decisivo para o início da produção industrial de aviões no País.

Presidiu a empresa até 1986, quando aceitou o desafio de ser presidente da Petrobras, onde atuou até 1989. Em 1990, assumiu o Ministério da Infraestrutura e, em 1991, retornou à Embraer, desempenhando um papel importante na condução do processo de privatização da empresa, concluído em 1994. Também atuou como presidente da Varig por três anos (2000-2003) e criou em 2003 a Pele Nova Biotecnologia, primeiro fruto da Academia Brasileira de Estudos Avançados, empresa focada em saúde humana.

Ozires Silva também faz parte de uma série de Conselhos e de Associações de Classe. Além disso, publicou cinco livros. Já no final de 2011, foi lançada sua biografia, intitulada “Um Líder da Inovação – Biografia do Criador da Embraer” e escrita por Decio Fischetti. De forma rotineira tem seu nome enaltecido por importantes entidades e esferas do poder público, tendo recebido também inúmeras condecorações internacionais.

Na Ânima Educação, iniciou sua trajetória em 2008 assumindo a reitoria da Unimonte, em Santos/SP (hoje chamada de São Judas Campus Unimonte). Foi o líder máximo da instituição até outubro de 2018, quando passou a ser chanceler da Universidade São Judas, em São Paulo, cargo que ocupa até hoje. No grupo, Ozires também ocupa, desde 2016, a posição de presidente do Conselho de Inovação.

Sobre a UniSociesc

Uma das maiores instituições educacionais da região Sul do Brasil, a UniSociesc possui 12 campi nas cidades de Balneário Camboriú, Blumenau, Curitiba, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville e São Bento do Sul. Com ampla diversidade de cursos, há 60 anos se dedica a formar profissionais e transformar pessoas, desenvolvendo competências, talentos e carreiras, do ensino fundamental ao mestrado.

Os alunos contam com professores que estão por dentro do mercado, que aliam prática e teoria tanto na sala de aula quanto em modernos laboratórios. Além disso, a UniSociesc realiza projetos especiais de apoio ao esporte, internacionalização e empregabilidade, ampliando a área de aprendizagem dos estudantes. Sempre atenta aos processos, possui sistema de gestão da qualidade que atende aos requisitos da norma NBR ISO 9001, devidamente certificado pelo Bureau Veritas.