Supermercado recebe ação de prevenção à hipertensão arterial

Alunos da Escola Técnica Pró-Saúde vão aferir pressão e tirar dúvidas dos clientes do Bistek Supermercados da Praia Comprida, em São José

0
386

Para marcar o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, na sexta-feira, dia 26 de abril, alunos da Escola Técnica Pró-Saúde vão aferir a pressão e tirar dúvidas dos clientes que forem na loja do Bistek Supermercados da Praia Comprida, em São José. O atendimento será das 14h às 17h e tem por objetivo alertar sobre os riscos da doença e incentivar práticas e hábitos mais saudáveis.

Dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITELA) do Ministério da Saúde indicam que um em cada quatro brasileiros adultos tem diagnóstico médico de hipertensão. A doença é um dos principais fatores de risco para ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.

A prevenção é a melhor forma de impedir os problemas associados à doença, já que os sintomas não são notados facilmente. Dor de cabeça, falta de ar, visão embaçada, zumbido no ouvido, tontura e dores no peito são alguns sinais que aparecem quando o quadro já está avançado.

Sobre Hipertensão Arterial

A hipertensão arterial é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. A doença acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9)

Para a prevenção da doença, o Ministério da Saúde recomenda que a população adote alguns hábitos saudáveis, como a prática de atividade física regular e uma alimentação saudável com baixo teor de sal.

Quanto ao tratamento, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde e pelo programa Farmácia Popular. Para retirar os remédios, basta apresentar um documento de identidade com foto, CPF e receita médica dentro do prazo de validade, que são 120 dias. A receita pode ser emitida tanto por um profissional do SUS quanto por um médico que atende em hospitais ou clínicas privadas.

Serviço:

O que: Estudantes da Escola Técnica Pró Saúde vão aferir pressão e tirar dúvidas sobre hipertensão arterial

Quando: 26 de abril (Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial), das 14h às 17h

Onde: Loja 11 – Bistek Supermercados – Rua Dr. Constâncio Krummel, nº 2183