Vereadores apresentam demandas de São José ao Governo do Estado

Parlamentares estiveram reunidos com o Secretario da Casa Civil, Douglas Borba

0
269
As demandas prioritárias de São José, relacionadas ao Governo Estadual, pautaram as reuniões dos vereadores josefenses no Centro Administrativo na quinta-feira (09). “Elencamos as reivindicações dos parlamentares josefenses, que estão frequentemente sendo abordadas e cobradas pelo Legislativo Municipal, em busca de soluções”, destacou o Presidente da Câmara, Michel Schlemper (MDB), que esteve acompanhado nas audiências pelos vereadores Nardi Arruda (PSD) e Jair Costa (PSD).
Na lista de reivindicações expostas ao Secretário de Estado da Casa Civil, Douglas Borba, estiveram temas relacionados à infraestrutura, educação, saúde, segurança e lazer. Já na conversa com Secretário Adjunto do Estado da Casa Civil, Matheus Hoffmann, o debate focou no transporte metropolitano da Grande Florianópolis. “Cada vereador vislumbra, conforme área de atuação, as principais manifestações da comunidade. Essa pluralidade de ideias contribui para construirmos uma São José ainda melhor”, explicou o vereador Nardi Arruda.
A maioria das demandas expostas repercutiu em encaminhamentos práticos.
SC-281
Os parlamentares josefenses solicitaram atenção com a SC-281, rodovia que liga São José a São Pedro de Alcântara. “A SC-281 precisa de uma série de melhorias, como: manutenção, roçadura e limpeza no entorno, iluminação pública, sinalização horizontal, redutor de velocidade e substituição de tachões por guard-rail”, resumiu Jair Costa.
O Secretário Douglas Borba informou que o Governo do Estado, em parceria com a Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) e com as 21 associações municipais, lançou naquele dia o Projeto Recuperar. A proposta é repassar recursos do Fundo de Infraestrutura diretamente aos consórcios municipais, no qual representantes do Governo Estadual e municípios estarão em diálogo constante para definição das prioridades de cada região. “O Secretário nos garantiu que nos próximos 30 dias esse fundo já estará formado e apto para repassar os recursos aos municípios, favorecendo a fiscalização, pelos representantes municipais, das ações executadas”, contou o Presidente da Câmara, após a reunião.
EDUCAÇÃO
Na área da educação, os vereadores requisitaram a reforma da Escola Básica Nossa Senhora da Conceição, no bairro Roçado, atingida no início do ano por chuva e vendaval; e manutenção da Escola Básica José Matias Zimmermann, no Sertão do Maruim.
Em relação à Escola Básica Nossa Senhora da Conceição, Douglas Borba informou que a reforma da instituição inicia na próxima semana.
Já sobre a Escola Básica José Matias Zimmermann, o Secretário da Casa Civil explicou que a situação estava sendo analisada e diante da solicitação do Legislativo Municipal, determinou a autorização do processo licitatório para reforma completa da unidade escolar.
IGP/SC
A reativação da Central de Atendimento do Instituto Geral de Perícias (IGP) em São José também foi defendida pelos vereadores, pauta constante dos parlamentares, em especial da Bancada Feminina da Câmara e da Comissão Especial de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher.
Douglas Borba anunciou que o IGP será reinstalado no município, em um imóvel estadual no Centro Histórico do município, autorizando – a partir da conversa com os vereadores – os processos para orçamento e licitação para reforma da estrutura que receberá o IGP.
MOBILIDADE URBANA
O transporte metropolitano da Grande Florianópolis foi o assunto da reunião entre os vereadores e o Secretário Adjunto do Estado da Casa Civil. Os parlamentares josefenses apontaram as necessidades do município e ideias para contribuir com o novo sistema de transporte, que está sendo desenvolvido. Será agendada uma reunião técnica para que a equipe da Suderf (Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis) apresente os estudos mais recentes para os vereadores e gestores municipais.