Centro POP promove programação para o Dia Nacional da População de Rua

Atividades especiais foram realizadas para marcar as conquistas do serviço de acolhimento em São José

0
503

O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua é celebrado no dia 19 de agosto em memória às vítimas do massacre da Praça da Sé, ocorrido em São Paulo, em 2004, e também para comemorar os avanços alcançados na luta pela garantia de direitos. Para marcar a data e as conquistas do serviço de acolhimento no município, o Centro POP de São José promoveu uma programação diferenciada com atividades especiais para a população acolhida pelo espaço.

Nesta quarta-feira (21), o Centro POP recebeu mais de 40 pessoas para um dia de confraternização. A programação começou com um café da manhã especial; seguida por momentos de cuidado com a higiene, com serviço de cabelo e banho; espaço para transmissão de vídeo clips com música ambiente; sessão “Cine POP” com pipoca; almoço especial com sobremesas preparadas em parceria com o grupo “Voluntárias do Bem”; palestra sobre saúde e higiene pessoal, além de lanche especial e momentos de integração entre os usuários.  Além das ações realizadas nesta quarta, outras atividades estão programadas para ocorrer até o dia 13 de setembro.

O coordenador do Centro POP de São José, Mário Sérgio Nascimento, explica que o objetivo da programação é celebrar, principalmente, as conquistas do serviço em São José, trabalho tem recebido muito apoio por meio de parcerias com outras secretarias municipais, como Saúde e Educação, e também a ajuda de voluntários.

“É por meio das parcerias e de todo este apoio que estamos construindo um serviço de acolhimento de qualidade em São José. Esse trabalho tem gerado bons resultados como a inclusão dos usuários em cursos profissionalizantes, inserção no mercado de trabalho, além da realização de ações como esta que proporcionam maior integração e motivação a fim de desconstruir o sentimento de vitimismo que algumas pessoas em situação de rua sentem, e construir o protagonismo deles”, destaca Mário.

“Além de ser um momento de celebrar as conquistas do serviço de proteção social em São José, as atividades e ações também são oportunidades de consolidar este trabalho para que possamos continuar a levar visibilidade, escuta, amparo e assistência a esta população”, lembra a secretária de Assistência Social, Rose Bartucheski.

Para Edson Souza Alonso, de 42 anos, usuário do serviço, o acolhimento recebido no Centro POP tem funcionado como incentivo para buscar um futuro melhor. “Eu já trabalhei como garçom, jardineiro, pintor, e hoje percebo que muita coisa só depende da minha força de vontade para acontecer. Aqui no Centro POP eu tenho recebido muito apoio e motivação para buscar este caminho”, conta Edson.

O Centro POP integra a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais e está previsto pela Lei Federal nº 8742/93, como previsão expressa de programas para população em situação de rua na política de Assistência Social. O local é voltado para o atendimento especializado à população adulta em situação de rua, sendo disponibilizados serviços que vão desde banho, refeições, além do encaminhamento para a rede socioassistencial, cursos de qualificação profissional e inserção ao mercado de trabalho. O Centro POP de São José fica localizado às margens da BR-101, na Rua Camilo Veríssimo da Silva, 104, no bairro Roçado.

Programação

Dia 22 de Agosto

Mutirão de levantamento de Históricos Escolares – das 10h30min às 11h30min – para os interessados que desejarem no próximo ano fazer EJA/CEJA ou curso profissionalizante. Será feita a coleta de informações do usuário para a solicitação dos devidos históricos escolares;

Dia 05 de Setembro

DIA D – Testes rápidos – Hepatite, Sífilis e HIV – das 9h às 11h – Parceria com a equipe do CTA – VIEP – Secretaria de Saúde no Centro POP.

Dia 13 de Setembro

Vacinação – 2ª dose da vacina da Hepatite B – das 9h às 11h – Parceria com Gerência da Imunização – VIEP – Secretaria de Saúde no Centro POP.