Duas pessoas têm teste positivo para coronavírus em Florianópolis

Os pacientes estão em isolamento domiciliar. Trata-se de uma mulher de 28 anos que recentemente veio da Holanda (onde mora) e um homem de 34 anos que retornou de viagem dos Estados Unidos há 14 dias

0
882
Secretário de Estado da Saúde Helton de Souza Zeferino em entrevista coletiva

O secretário de Estado da Saúde Helton de Souza Zeferino acaba de confirmar em entrevista coletiva de imprensa nesta tarde de quinta-feira, 12, que dois pacientes tiveram resultados positivos para o Covid-19, o Novo Coronavírus, em Florianópolis.

De acordo com o secretário, os pacientes estão em isolamento domiciliar. Trata-se de uma mulher de 28 anos que é natural de Florianópolis, mas mora na Holanda e recentemente viajou para Florianópolis para visitar a família, durante as férias. O outro caso é um homem de 34 anos que retornou de viagem de Nova Iorque, nos Estados Unidos, há 14 dias.

A mulher foi atendida no Posto de Saúde do Córrego Grande. Ela chegou no Brasil em 23 de fevereiro e percebeu os primeiros sintomas dia 8 de março. O homem foi atendido no pronto atendimento do Hospital Baía Sul. Os dois casos, que são importados (pessoas que vieram de outra região onde tinha a circulação do vírus), tiveram a resultado positivo neste mês de março.

Segundo a Secretaria de Saúde, os pacientes não necessitaram de internação hospitalar e estão sendo monitorados, em isolamento domiciliar. A mulher está na casa de familiares em Florianópolis e o homem ainda não teve o local de isolamento confirmado. As pessoas que tiveram contatos com essas duas pessoas também receberão orientações e serão monitorados para identificar se também apresentam algum sintoma.

62 CASOS SUSPEITOS AGUARDANDO RESULTADOS DE TESTES

A entrevista está acontecendo neste momento na Defesa Civil do Estado.  Um Centro de Operações de Emergência em Saúde está cuidando das ações de enfrentamento do coronavírus em Santa Catarina.  Atualmente o Estado tem 62 casos suspeitos que estão aguardando resultados.

Um grupo de trabalho ficará no Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres (Cigerd), para monitorar a evolução dos casos suspeitos no Estado e preparar a rede estadual para atender possíveis pacientes.

Nesta quinta, o governador Carlos Moisés editou um decreto que estabelece medidas de emergência para conter o avanço do Covid-19 em SC. Ele prevê desde a possibilidade de isolamento e quarentena de pacientes até a contratação emergencial de bens e serviços, conforme a evolução do coronavírus no Estado.

Mais informações sobre a entrevista do secretário em instantes.

VEJA AQUI A ENTREVISTA COMPLETA COM O SECRETÁRIO: https://www.youtube.com/watch?v=6xLzc_s2cFM&feature=youtu.be