Aparelho fabricado em Santa Catarina pode controlar o diabetes

Ao longo dos últimos três anos, 24 pacientes diabéticos participaram do ensaio clínico que avaliou o desempenho do aparelho

1
3817
Elvis Silva - SmartWalk

Aparelho fabricado em Santa Catarina pode controlar o diabetes. Esta foi a conclusão da pesquisa realizada no Hospital Universitário da UFSC, envolvendo 10 médicos especialistas, entre eles 3 PhDs, demonstrando que o aparelho obteve um resultado melhor do que o uso de dois entre os principais medicamentos disponíveis no mercado juntos (inibidores de DPP-4 e metformina).

Ao longo dos últimos três anos, 24 pacientes diabéticos participaram do ensaio clínico que avaliou, entre outros indicadores, o nível de hemoglobina glicada (HbA1c), utilizada na identificação de altos níveis de glicemia durante períodos prolongados. Quem fez uso do aparelho chamado de SmartWalk®, que significa “caminhada inteligente” em inglês, obteve 7% de redução da HbA1c, além da diminuição já obtida com medicamentos.

Os resultados foram tão significativos que o trabalho foi um dos escolhidos para a ENDO 2020, maior congresso mundial de endocrinologia, realizado em São Francisco, EUA. Apesar da prática de atividades físicas ser de extrema importância para o controle glicêmico, sua aderência é baixa, tornando a SmartWalk® uma alternativa em potencial para um contingente de mais de 400 milhões de pessoas atingidas pela doença no mundo.

O aparelho é capaz de reprogramar as células do nosso corpo utilizando a mecanotransdução, processo que transforma estímulos mecânicos em sinais biológicos no organismo: “É como se fosse possível enviar uma mensagem de WhatsApp para as células, controlando o que elas devem fazer, mantendo o nosso corpo em equilíbrio”, comenta Elvis Silva, engenheiro eletrônico e pós-graduando em biologia celular, criador do aparelho. Com isto, é possível fazer com que células do tecido ósseo (osteoblastos) produzam mais osteocalcina, diminuindo a resistência à insulina e a formação de gordura, além de aumentar a massa óssea e muscular. Estes efeitos podem também acelerar a recuperação de fraturas, reverter a perda óssea e de cartilagem, eliminar processos inflamatórios, assim como diminuir o risco de problemas cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Mais informações: https://www.smartwalk.com.br

Link para a ENDO 2020: https://lnkd.in/dgaRNbR
Trabalho completo: https://bit.ly/3foqpDD

1 comentário

Comments are closed.