Residência em Santo Amaro explode após vazamento de gás

Ocorrência foi registrada na manhã desta terça-feira (19) e construção está condenada e será demolida; casal de idosos sobreviveu com pequenas escoriações e passa bem

0
855
CRÉDITO: Regional FM

Uma explosão provocada por vazamento de gás de cozinha (veja as fotos no final desta matéria) destruiu uma residência localizada na Rua Vicente Silva, Vila Becker, próximo panificadora Turnês, no município de Santo Amaro da Imperatriz, na Região da Grande Florianópolis. A ocorrência foi registrada na manhã desta terça-feira (19). Um casal de idosos que mora na casa chegou a sofrer pequenos ferimentos e passam bem

O acidente foi atendido pelo Corpo de Bombeiros do Município. De acordo com os bombeiros, o vazamento do gás provavelmente surgiu em uma tubulação de cobre, já antiga. Aos bombeiros os idosos Luiz Gonzaga, 70 anos e Terezinha Gonzaga, 68 anos, informaram que trocaram o botijão de gás há dois dias. O botijão ficava alojado em um abrigo subterrâneo, localizado na parte externa da casa. A ligação do gás até o fogão se dava por uma tubulação de cobre, que corria rente à laje da casa.

Os idosos contaram aos bombeiros que após a troca do botijão, passaram a sentir cheiro de gás, porém, continuaram a usá-lo normalmente. Porém, nesta terça, Gonzaga resolveu checar se havia vazamento, acendendo um isqueiro próximo a válvula, momento em que ocorreu a explosão.

Com a explosão do ambiente contaminado pelo gás no subterrâneo, toda a estrutura e móveis da casa foram comprometidos. Apesar do susto, os idosos passam bem. Gonzaga sofreu leves queimaduras na face. A esposa, que estava em um quarto na hora da explosão, chegou a cair com os móveis em um buraco que se formou no chão, mas passa bem, apenas com algumas escoriações na perna.

O que sobrou da casa será demolido. O casal não tem seguro do imóvel e está abrigado em outra construção que há no terreno.

Os bombeiros orientam que em caso de vazamento de gás, o procedimento correto é desligar o gás na válvula e ligar imediatamente para os bombeiros pelo fone 193.

Abaixo imagens do estrago:

VEJA ABAIXO VÍDEO DE BOMBEIRO EXPLICANDO QUE O BOTIJÃO NÃO EXPLODE, O QUE EXPLODE É O AMBIENTE CONTAMINADO COM GÁS

https://www.youtube.com/watch?feature=youtu.be&v=GZN6Vz1_-kU&app=desktop