Desde 20 de março Florianópolis não registra casos de sarampo

Os fatores que contribuem para o não registro de casos, além da vacinação e todas as campanhas realizadas, é o distanciamento social

0
230

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, informa que desde o dia 20 de março não registra nenhum caso de sarampo confirmado na Capital. O dado é muito significativo, visto que somente este ano 66 casos foram confirmados.

Os fatores que contribuem para o não registro de casos, além da vacinação e todas as campanhas realizadas, é o distanciamento social. Com as pessoas em casa, o número de infecção de outras doenças diminuiu, evitando sobrecarregar o Sistema de Saúde.

A vacina contra o sarampo continua sendo oferecida nos Centros de Saúde de Referência da Capital, os mesmos que já estão oferecendo as vacinas contra a gripe. A estratégia é que, durante a pandemia, esses locais continuem com as vacinas de rotina. A imunização é muito importante para que a doença não retorne à Florianópolis.

Aqueles que não têm a caderneta, não lembram ou não sabem se completaram o esquema vacinal, precisam tomar as doses desta forma:

– 6 meses de vida: dose zero

– 1 ano de idade: primeira dose

– 1 ano e 3 meses: segunda dose

– até 29 anos de idade: a pessoa precisa ter duas doses

– de 30 a 49 anos de idade: a pessoa precisa ter uma dose.

A lista dos Centros de Saúde para vacinação estão disponíveis em: http://www.pmf.sc.gov.br/.