Ferramenta desenvolvida com apoio da Fapesc permite autoatendimento em bares e restaurantes

O acesso à plataforma, disponível em três idiomas, é feito via QR Code.

0
187

Chegar em um restaurante, acessar o cardápio pelo celular, pedir  e depois pagar sem o atendimento presencial de um garçom. Essa é a solução desenvolvida pela equipe do YouDo, que participa do Programa Nascer, realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) em parceria com o Sebrae/SC.

O acesso à plataforma, disponível em três idiomas, é feito via QR Code. O cliente tem acesso ao cardápio e imagens dos produtos, além de botões para pedir e para pagar, sem necessidade de contato com funcionários e reforçando as medidas de segurança em tempos de pandemia.

Os sócios Odolir Daniel dos Santos Júnior e Jorge Alexandrino Cardoso Costa usaram como base para o desenvolvimento da ideia o contexto da Grande Florianópolis, onde foram mapeados mais de 1,5 mil estabelecimentos que contam com trabalho de garçons. A solução poderá ser expandida para outras regiões.

Segundo Odolir, a crise causada pelo novo coronavírus desafia o setor de bares e restaurantes a inovar no modelo de atendimento. “Podemos ser uma possibilidade para que os estabelecimentos mantenham suas portas abertas”, enfatiza.

A solução está disponível em dois comércios em Palhoça, que já receberam mais de dois mil pedidos via aplicativo. A ideia é que, até o final da mentoria, o sistema já esteja presente em pelo menos 10 empresas.

Segundo o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, Santa Catarina tem uma cultura empreendedora e isso reflete na capacidade das pessoas em empreender. “Em parceria com o Sebrae/SC, o Programa Nascer da Fapesc, visa a contribuir para o processo de amadurecimento destes empreendedores, possibilitando um início mais estruturado para que tenhamos empresas mais sólidas e resistentes”, destaca.

O Programa Nascer é executado a partir da plataforma e da metodologia TXM Business, credenciada e selecionada pelo Sebrae/SC. Para o professor Luiz Salomão Ribas Gomez, criador da ferramenta e idealizador dos espaços de pré-incubação Cocreation Lab, o momento é oportuno para quem tem ideias de negócios que possam oferecer soluções para pessoas e empresas neste período de crise. “Momentos como este geram desafios, mas
também oportunidades. A inovação será muito importante na retomada de diversos setores da economia”, defende.

Saiba mais sobre o Programa Nascer

O Programa Nascer é desenvolvido pela Fapesc em parceria com o Sebrae/SC. Na última edição, foram aprovadas 150 equipes nas 15 cidades onde há ou que irão receber os centros de inovação do Governo do Estado, como Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joaçaba, Jaraguá do Sul, Itajaí, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Bento do Sul, Tubarão, Videira.

A equipe da YouDo foi selecionada para participar em Florianópolis, onde recebe gratuitamente mentoria, worshops e palestras com profissionais do mercado. Por causa da pandemia, todas as atividades são realizadas agora remotamente.

Inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do Programa Nascer. Quem tiver uma ideia e quiser passar por uma pré-incubação terá oportunidade de amadurecer a proposta e deixá-la pronta para ser incubada e receber investimento.

Os interessados devem ser inscrever diretamente na Plataforma da Fapesc até 30 de junho.