Falta de remédios de Covid-19 é gravíssima, afirma deputada Carmen Zanotto

Deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) reagiu duramente ao saber que ainda está faltando medicamentos estratégicos para o tratamento de pacientes com Covid-19 nos hospitais públicos e privados

0
275
Carmen Zanotto critica falta de remédios

A relatora da Comissão Externa que acompanha as ações contra o novo coronavírus, deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), nesta terça-feira (23) reagiu duramente ao saber que ainda está faltando medicamentos estratégicos para o tratamento de pacientes com Covid-19 nos hospitais públicos e privados.

“Esta situação é gravíssima, a mais complexa que estamos vivenciando. Não vamos permitir isso. Quando falamos em requisitar estoque de medicamentos não estamos brincando”, reagiu a parlamentar.

A reação de Carmen aconteceu na reunião que debateu a retomada das atividades de saúde, hospitais e clínicas, quando Lincoln Lopes Ferreira, presidente da AMB (Associação  Médica Brasileira), denunciou ao colegiado que faltam medicamentos para entubação e monitoramento dos doentes em todo o país.

Segundo a parlamentar, a escassez não se justifica, diante da informação dos representantes do setor de que não está havendo dificuldades para a importação de matéria-prima usada na fabricação dos insumos. “Eles garantiram que não havia problema de fabricação, também disseram que não aumentaram os preços, mas os relatos são de os hospitais não estão conseguindo a medicação mesmo com sobrepreço. Então, o que está havendo?”, indagou.

A falta de medicamentos estratégicos para Covid-19 foi amplamente debatida pela comissão externa com os principais laboratórios do país. Também participaram da videoconferência os representantes dos Ministérios da Saúde e da Economia.

O colegiado realizará nesta quarta-feira (24), às 14h, reunião de emergência para debater novamente o assunto.

Opas

O coordenador da comissão externa, deputado Luiz Teixeira Junior (PP-RJ), informou que o Ministério da Saúde está tendo que recorrer à Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) para adquirir remédios no mercado internacional.