Trato Pelo Capivari lacra 24 ligações e suga 5 mil litros de esgoto em Ingleses

Apenas na quinta-feira (16) o programa efetuou 13 lacres, recorde diário; proprietários foram multados e autuados pelas irregularidades sanitárias

0
243

O Trato Pelo Capivari lacrou, nesta semana, 24 ligações de esgoto conectadas à rede pluvial em Ingleses, no Norte da Ilha. Ao longo de quatro ações especiais, realizadas entre segunda e quinta-feira, a equipe do programa também sugou, com caminhão hidrojato, mais de 5 mil litros de efluentes despejados clandestinamente na drenagem de três servidões do bairro.

Com os 24 lacres dos últimos dias, o Trato Pelo Capivari soma 52 conexões com fluxo irregular de esgoto interrompido – e que, não fosse essa medida, continuaria a atingir rios, córregos e a praia de Ingleses – em apenas duas semanas e 159 desde janeiro.

Na ação especial de ontem, quinta-feira (16/06), o programa bateu recorde de lacres efetuados em um único dia, 13, assim distribuídos: 7 em imóveis da Servidão Damásio Luiz Flor, 4 em condomínios da Servidão Verdes Mares e mais 2 em um único local da Servidão Eduardo Marques da Rosa.

A operação do dia também registrou uma multa por crime ambiental, emitida pela Floram, e duas autuações da Vigilância Sanitária — uma delas em caso de fossa extravasando na Servidão Luz do Sol. Os proprietários autuados receberam prazo de até uma semana para a adequação do sistema, do contrário serão multados.

Os demais lacres da semana – 3 na segunda-feira, 5 na terça e 3 na quarta – foram realizados nos seguintes endereços: Rodovia Armando Calil Bulos (SC-403); Estrada Dom João Becker, ruas Maria Honorata, dos Pinheiros e Dante de Patta; servidões Jatobá e Intendente João Vasques da Silva.

Na quarta-feira, junto às fiscalizações, o Trato Pelo Capivari sugou, com caminhão hidrojato da Intendência do bairro, mais de 5 mil litros de esgoto das galerias de drenagem da Rua Maria Honorata e da Servidão Eduardo Marques da Natividade e em frente a dois condomínios na Rua dos Pinheiros. Com a desobstrução da rede pluvial, é possível determinar quais imóveis estão despejando seus efluentes de forma clandestina e, assim, tomar as medidas cabíveis para cessar a poluição.

O programa – O Trato Pelo Capivari é um programa da Casan, realizado em parceria com a Prefeitura de Florianópolis, que faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. A execução é da ECHOA Engenharia, empresa responsável também pelo Floripa Se Liga Na Rede.

De segunda a sábado, 22 técnicos inspecionam as ligações de esgoto de casas, condomínios e estabelecimentos comerciais no balneário do Norte da Ilha, com base em agendamentos, denúncias e ações especiais.

Além das inspeções agendadas, o Trato Pelo Capivari conta com dois canais de denúncia contra esgoto irregular, atendendo a uma demanda expressa da população local: por mensagem ao número (48) 99123-1223 (WhatsApp) ou através do site oficial do programa: www.tratopelocapivari.com.br.