De folga, bombeiro arrisca a vida e evita furto em São José

A ação de um bombeiro no último domingo (20), que, mesmo de folga, não pensou duas vezes em agir e evitar um crime chamou atenção da comunidade

0
3648

Mesmo em seu período de folga o soldado do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Nelson Ariberto Borchardt, não hesitou em arriscar sua própria vida e num ato de bravura e coragem conseguiu impedir um furto imobilizando o suspeito até a chegada da polícia, no último domingo, no bairro de Barreiros, em São José.

O soldado estava tomando café com sua esposa e filha, na loja da Havan, quando viu pessoas correndo assustadas no estacionamento. E foi então que agiu para tentar resolver o problema. Do lado de fora, o suspeito estava tentando furtar a bicicleta de um dos funcionários do local. Identificado no Boletim de Ocorrência como Thiago Simas, ele conseguiu escapar inicialmente e tentou fugir. Mas o soldado foi atrás dele para detê-lo.

“Corri atrás dele que entrou no pátio de outra loja e na sequência atravessou a marginal da BR 101. No percurso ele passou a arremessar objetos em mim até que o alcancei próximo do trevo, onde acabei pegando ele com metade do corpo dentro de um bueiro. Tentei imobilizá-lo na hora, mas sem sucesso. Ele conseguiu sair e comigo por cima, foi rolando, se arrastando, até que alcançou uns entulhos e tentou atingir minha cabeça, mas consegui me defender”, disse o soldado.

Nelson não sabe dizer quanto tempo durou a sua tentativa de imobilizá-lo e que a princípio não apareceu ninguém para ajudar.  “Parecia uma eternidade até que consegui segurá-lo de uma maneira mais segura e outras pessoas vieram para contê-lo. Ficamos ali com ele imobilizado até a chegada de uma guarnição da Polícia Militar, que efetuou a prisão em flagrante. Após isso, eu e a vítima, fomos juntos com a Polícia até a delegacia registrar o Boletim de Ocorrência”, disse.

O suspeito portava uma barra de ferro e um alicate universal e foi preso em flagrante por furto e lesão corporal leve dolosa. O serviço do Samu ainda foi chamado pela polícia para atender o bombeiro, que teve escoriações na mão esquerda. A bicicleta furtada foi devolvida ao proprietário. No Boletim de Ocorrência, ficou registrado ainda que Thiago Simas estava bastante agressivo.