Covid-19: Sistema LAURA já soma mais de 2,6 mil atendimentos em São José

Por meio da tecnologia, a Prefeitura de São José tem acompanhado a evolução da doença em pacientes sintomáticos

0
87

A Central de Monitoramento da Covid-19 funciona em São José desde o dia 13 de julho para acompanhar pacientes com sintomas da doença. A partir do dia 26 de agosto, o serviço ganhou o reforço do sistema LAURA, em uma parceria com a Unimed Grande Florianópolis, que trouxe mais agilidade para o atendimento. A partir da informatização dos dados foram realizados novos 2.679 atendimentos entre acompanhamento e evolução em prontuário do próprio sistema.

Para que o paciente sintomático seja monitorado pelos profissionais de saúde NASF é realizado cadastro nas Unidades de Saúde, na UPA 24 horas ou no Centro de Triagem de Pacientes Respiratórios – CATI. No entanto, pacientes atendidos em outros serviços, inclusive particulares, também podem realizar seu cadastro no site da Prefeitura www.pmsj.sc.gov.br clicando no link do canto direito da tela.

Ao estar inserido no sistema, o paciente passa por uma classificação de risco e, conforme os sintomas, será acompanhado pelos profissionais de saúde. Já foram avaliados 1.754 pacientes e, destes, 165 foram orientados a retornar ao serviço de saúde para avaliação e 84 relataram piora dos sintomas. Outros 1.334 pacientes que apresentaram sintomas leves também passaram a interagir via mensagem de whatsapp através do robô Laura.

O serviço de monitoramento avalia a receptividade da população como positiva quanto às orientações de saúde acerca do reforço quanto a importância do isolamento e dos cuidados de higiene e uso de máscara, mas principalmente, em relação ao quadro de saúde atual do paciente e o atendimento precoce.

“Ao ser contatada pela equipe, a população sente-se acolhida e segura quanto a sua responsabilidade no autocuidado e também no cuidado com o próximo”, avalia a coordenadora da Central de Monitoramento, Andreza Lentez. Desde a implantação, a Central já realizou 10.515 ligações para pacientes do município.

Deixe uma resposta

Faça um comentário:
Digite o seu nome