HU-UFSC realiza mutirões de exame de mama no Outubro Rosa

O exame core biópsia guiada por ultrassom serve para coletar amostras do tecido mamário, que são enviadas para detectar doenças, como o câncer de mama.

0
98

A Unidade de Diagnóstico por Imagem do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) está realizando mutirões com o objetivo de zerar a demanda para um exame de mama específico: core biópsia guiada por ultrassom. O procedimento serve para coletar amostras do tecido mamário, que são enviadas para detectar doenças, como o câncer de mama.

A chefe da unidade, Isabel Lohn da Silveira, explicou que o esforço concentrado da equipe para os mutirões faz parte da programação do Outubro Rosa, o mês dedicado à conscientização sobre importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Segundo ela, já foram atendidas 17 pacientes em dois mutirões (um no dia 26 de setembro e outro no dia 3 de outubro), outros dois estão previstos para os dias 17 e 24 de outubro, permitindo com que seja zerada a demanda deste tipo de procedimento na Instituição. É
importante lembrar que as pacientes estão sendo chamadas para o exame seguindo a fila e todas foram devidamente encaminhadas pelo Sistema de Regulação (Sisreg).

Isabel Lohn destacou a importância do empenho da equipe para o mutirão. “Muito orgulho dessa equipe empenhada, motivada, alegre que tornou o sábado leve e extremamente importante na vida de pessoas que dependem do diagnóstico por imagem para detecção de doenças como o câncer de mama, já que quanto mais cedo o diagnóstico da doença,
maiores serão as chances de cura”, ressaltou a chefe de Unidade.