Baleia é encontrada morta, encalhada entre as praias do Campeche e Morro das Pedras

Na manhã desta segunda-feira, a equipe da R3 Animal, realizou uma necropsia do animal, no local, para tentar descobrir a possível causa da morte

0
262

Uma baleia-minke (Balaenoptera sp.) encalhou morta entre as Praias do Campeche e Morro das Pedras, em Florianópolis, no final da tarde de domingo (25). Na manhã desta segunda-feira, a equipe da R3 Animal, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PM_BS), realizou uma necropsia do animal, no local, para tentar descobrir a possível causa da morte.

A baleia é um macho, de aproximadamente 6 metros de comprimento. Essa espécie de cetáceo pode atingir cerca de 11 metros de comprimento e pesar até 14 toneladas. Possui dorso escuro e ventre claro. Se alimenta principalmente de krill (espécie deNa manhã desta segunda-feira, a equipe da R3 Animal, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PM_BS), realizou uma necropsia do animal, no local, para tentar descobrir a possível causa da morte. animais invertebrados, similar ao camarão) e cardumes de pequenos peixes.

Segundo o gerente do PMP-BS/R3Animal, Emanuel Ferreira, após a necropsia a baleia será enterrada com o auxílio de uma retroescavadeira cedida pela Prefeitura de Florianópolis através da Intendência do Campeche.


.
Caso encontre um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341, das 7h às 17h. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!

➡️O CePRAM/R3 Animal fica localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, unidade de conservação sob responsabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA-SC), em parceria com a Polícia Militar Ambiental.
➡️O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.
➡️O objetivo é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.
➡️O PMP-BS é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. Em Florianópolis, o Trecho 3, o projeto é executado pela R3 Animal.

Deixe uma resposta

Faça um comentário:
Digite o seu nome