No primeiro dia desta semana de lançamento, o autor vai conversar, ao vivo, com a autora de novelas Gloria Perez. Nos dias seguintes as entrevistas serão com a escritora Jaqueline Gomes de Jesus, Doutora em Psicologia e professora do IFRJ, o ator Luís Miranda, que interpretou a Dorothy em Geração Brasil, a antropóloga e escritora Mirian Goldenberg e, por fim, na sexta-feira, com a atriz Carol Duarte, o Ivan de A Força do Querer. O livro é resultado da tese de doutorado do autor em Comunicação Social pela PUC-Rio, orientada pelo antropólogo José Carlos Rodrigues.
O LIVRO:
Para enriquecer a discussão, recorreu-se a referências bibliográficas sobre gênero, sobre a temática da transgeneridade contemporânea e pesquisas sobre a importância da televisão e das telenovelas nos debates sociais no Brasil. Por fim, o estudo expõe – também de forma inédita – reflexões sobre os rumos do assunto dentro da dramaturgia e os caminhos para que a discussão seja tratada, cada vez mais, com responsabilidade e relevância em telenovelas brasileiras.
– Dia 24/11 (terça-feira) / 20h – Entrevista com a escritora e professora de psicologia do IFRJ, Jaqueline Gomes de Jesus.
– Dia 25/11 (quarta-feira) / 20h – Entrevista com o ator Luís Miranda, que interpretou a transexual Dorothy em Geração Brasil.
– Dia 26/11 (quinta-feira) / 20h – Entrevista com a antropóloga e escritora, Mirian Goldenberg.
– Dia 27/11 (sexta-feira) / 20h – Entrevista com a atriz Carol Duarte, que interpretou o transexual Ivan em A Força do Querer.
As entrevistas com convidados especiais, ao vivo e gravadas, estarão disponíveis no Instagram do autor – @lalohomrich – de segunda a sexta-feira, sempre às 20h.
Lalo Homrich é Doutor em Comunicação Social pela PUC-Rio (2020) e Mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Especialista em Gestão Empresarial-MBA (2014) pela Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, onde também é graduado em Jornalismo (2011) e em Publicidade e Propaganda (2013). Atualmente é autor colaborador de telenovelas da Rede Globo, empresa em que já trabalhou como roteirista no programa Encontro com Fátima Bernardes, pesquisador de conteúdo no programa Caldeirão do Huck e editor de textos na Editoria Rio – Central Globo de Jornalismo. Em Florianópolis, foi editor de textos nas principais emissoras de televisão da cidade como NSC TV (Globo SC), NDTV (Record SC) e TVBV (Band SC).
Algumas estatísticas:
– O Brasil é o país que mais mata transexuais no mundo, ocupando essa posição pelo 12° consecutivo em 2020.
– Entre outubro de 2019 a setembro de 2020, 152 pessoas trans foram assassinadas no Brasil.
– A cada 48 horas uma pessoa trans é morta em nosso país.
– 80% dos casos foram identificados como pessoas negras e pardas.
– A expectativa de vida da população trans é de cerca de 35 anos, metade da média da população brasileira.
– 82% dos transexuais não concluem seus estudos.
– 61% da comunidade LGBT+ esconde sua identidade de gênero ou sua sexualidade em seus empregos por medo.