Vereadora Carla Ayres (PT) oferece vaga de estágio para mulher negra, indígena ou pessoa trans

A vaga tem como intuito potencializar a diversidade da equipe e oferecer oportunidade de trabalho para estudante de Direito.

0
346

O mandato da vereadora Carla Ayres (PT), que tem a diversidade e representatividade da assessoria como prioridade, abriu na última sexta-feira (8) seleção para vaga de estágio em Direito na Câmara Municipal de Florianópolis. O quadro de assessores fixos, que já conta com o mesmo número de mulheres e homens, sendo composto por pessoas brancas, negras, heterossexuais, cisgêneros e LGBTI+, agora busca uma mulher negra, indígena ou pessoa trans para integrar a equipe.

A vaga de estágio é oferecida exclusivamente para minorias, a fim de visibilizar a importância de ações afirmativas no mercado de trabalho, tendo em vista que é a população mais prejudicada no acesso ao mercado formal e a renda, sem as mesmas oportunidades que a maioria. Mulheres negras e pardas, por exemplo, representam o maior grupo populacional e têm a maior taxa de desemprego (o dobro da existente para homens brancos) e recebem menos da metade da renda dos homens brancos. Verifica-se, portanto, que aspectos relacionados à gênero, raça e etnia são relevantes no que diz respeito às possibilidades de trabalho e renda na nossa população. No caso das pessoas trans, o
deficit é ainda maior, posto que essa população não possui qualquer política de inserção no mercado de trabalho, como as cotas disponíveis para a população negra, sendo recorrente a prostituição como única possibilidade de renda. Segundo estudos da Associação
Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), 90% das pessoas trans têm de fazer uso da prostituição em algum momento da vida.

“Importante ressaltar que o quadro de perfil que estamos buscando infelizmente é um perfil que tem maior dificuldade em conseguir emprego no mercado formal. Nosso mandato, de forma afirmativa, quer contribuir para a diminuição desse cenário”, destaca Carla Ayres. Para se candidatar, é preciso estar cursando Direito a partir da 5ª fase. O valor da bolsa é de R$1.300,00, para jornada diária de 6h no turno vespertino.  A seleção acontece até a próxima quinta-feira (14), por meio do formulário:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScPFS4u7v_VSBSq6iv4KMfZyrDN3Mjgn6wsDHBGDBe1G_LvpA/viewform