Festival Floripa Chess Open 2021 de xadrez inicia em Florianópolis

A atração principal do evento será o maior torneio de Xadrez Pensado do Brasil que começa nesta segunda-feira (18) com todas as medidas de segurança em relação à Covid-19 e premiação para a melhor cobertura jornalística

0
150

Nove dias de muito xadrez na capital do estado. A sétima edição do “Festival Floripa Chess Open 2021” – Alínea Urbanismo, iniciou nesse sábado (16) e segue até o dia 24 de janeiro no Lira Tênis Clube, em Florianópolis. A organização atenderá todas as medidas de segurança em relação à Covid-19 com higienização do local em todos os dias do evento. Uma das novidades da edição é uma premiação em dinheiro para a melhor cobertura jornalística publicada durante a realização do Festival. 

O torneio de xadrez pensado, a grande atração do Festival, contará com premiação total de R$ 21 mil reais, divididos do primeiro ao décimo lugar, além de premiações para as campeãs femininas e para os melhores nas categorias e destaques de rating. Também serão premiados os melhores jogadores do sub 6 ao sub 18, masculino e feminino com troféus e medalhas e troféu para a maior delegação no evento. 

Os organizadores internacionais do torneio, Kaiser Luiz Mafra e Marcelo Nascimento Pomar destacam o respeito e cuidado para realizar mais uma edição do Floripa Chess Open. “Realizar esse evento é um grande desafio, e só é possível graças ao apoio de muitas pessoas, da Alínea Urbanismo, da Fesporte e de todos que sempre acreditaram nesse sonho que é o Floripa Open”, destaca Kaiser Mafra.

Marcelo Pomar salienta que, como organizadores, estão preparados para viabilizar medidas de segurança em relação à Covid-19 e garantir suporte a todos os jogadores e árbitros para que possam jogar xadrez com o máximo de tranquilidade. “Em todo o mundo, foram retomados os torneios presenciais, então acreditamos na segurança e no quanto é importante retomar as disputas presenciais principalmente para atletas profissionais e demais pessoas que respiram xadrez no Brasil e no mundo”, explana Pomar.

A empresa Alínea Urbanismo é uma das patrocinadoras do evento que também conta com a parceria da Fundação Catarinense do Esporte (FESPORTE), da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), e da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX).

Programação 

No sábado (16), primeiro dia do Festival, iniciaram os torneios paralelos do evento com a realização do Floripa School Open, um torneio para crianças e adolescentes até 17 anos com premiação em medalhas e troféus. Participaram da competição 58 enxadristas.

Ainda no sábado, foi realizado o Floripa Blitz Satellite, um torneio de xadrez blitz inspirado nas disputas do poker com premiações em inscrições para os torneios de 2021 ou 2022. O evento contou com disputas de 59 pessoas, e o campeão invicto foi o Mestre Nacional (MN) Marco Aurélio Zaror Cordeiro, de Lages, com oito pontos em nove rodadas. Foram premiados os 10 primeiros colocados.

O Festival seguiu neste domingo (17) com o torneio Floripa Team Open, o maior torneio de xadrez rápido de duplas do Brasil. O torneio também vale premiações em inscrições e iniciará às 14h.

Nesta segunda-feira (18) será o início do torneio principal de xadrez pensado, a maior atração do Festival. A abertura do evento será às 17h e a primeira rodada às 18h. As partidas do evento principal seguem até domingo (24). O torneio contará com 10 rodadas com ritmo de jogo de 90 minutos com acréscimo de 30 segundos por lance. Para atender às medidas de segurança, serão permitidos no máximo 271 jogadores no torneio, com as mesas dispostas a um metro de distância umas das outras, de acordo com a recomendação da Federação Internacional de Xadrez (FIDE).

Ainda, durante a semana, na quarta-feira (20) ocorrerá a sexta edição do Floripa Super Blitz, maior torneio de xadrez blitz do Brasil com início às 14h.

A Árbitra Principal do Festival é a Árbitra Internacional Elana Silva de Souza. 

Prêmio Floripa Chess Open de Jornalismo

A novidade dessa edição é uma premiação para a melhor cobertura jornalística realizada durante o evento.  Será destinado um prêmio de R$ 500 reais ao jornalista ou colunista especializado que publicar no período de realização do evento a melhor matéria jornalística sobre o Floripa Chess Open.

Todas as matérias publicadas no período do evento serão julgadas por uma comissão parceira da organização. Não serão efetuadas inscrições, concorrendo assim, automaticamente, o autor da melhor cobertura jornalística.  

Confira as medidas de segurança que serão adotadas no evento: 

a) Uso de máscaras em tempo integral por parte dos/as jogadores/as. Recomenda-se que os jogadores disponham de uma máscara reserva, para que seja trocada a cada duas ou três horas;

b) Totens de álcool 70% estarão dispostos por todo salão e entradas do Lira Tênis Clube; 

c) Medição de temperatura e tapetes sanitizantes também estão entre os procedimentos de segurança, já utilizados pela própria estrutura do Clube;

d) Recomenda-se fortemente evitar a circulação de jogadores/as durante as partidas, limitada apenas às idas necessárias ao banheiro; 

e) Não haverá público no salão de jogos, e ao terminar a partida os/as jogadores/as devem entregar suas planilhas e se retirarem do salão;

f) Naturalmente estarão dispensados os cumprimentos formais no início e fim das partidas;

g) O ambiente será limpo com frequência maior pela equipe de limpeza do Lira Tênis Clube;

h) Não haverá bancas de vendas nos salões de jogos. Haverá um espaço específico, fora do salão, para venda de materiais; 

i)Recomenda-se também que os/as jogadores/as se dirijam ao salão de jogos com antecedência, para evitar correria e aglomeração.

j) Haverá vários pontos com o emparceiramento, procurando também dispersar jogadores/as na busca de informações.