Primeira Rua-praça de Florianópolis começa a ser construída na Tapera

A via será remodelada e vai ganhar ciclovia, pavimentação, áreas de lazer e esporte e calçadas. É a primeira obra de revitalização da história dessa rua.

0
142

A Prefeitura de Florianópolis acaba de iniciar a revitalização da Rua da Praia, na Tapera, bairro do Sul da Ilha. Com investimento de mais de R$: 1 milhão de reais por parte da Prefeitura de Florianópolis, a via passa a receber a primeira obra completa da sua história. Toda a extensão de 476,51 metros da rua, sendo 335 metros de Orla Marítima da Praia da Tapera, serão beneficiados.

A concepção urbanística do projeto é da da pasta de Mobilidade/Ipuf e a coordenação e execução é da Secretaria Municipal de Infraestrutura. A empreiteira Arruda é a empresa responsável pelas obras. O prazo de conclusão é de cinco meses.

“Mais do que uma intervenção técnica em uma rua, uma revitalização como essa simboliza o resgate do ‘senso de pertencer’ dos moradores à cidade em que ele vive. Eleva a autoestima, promove justiça social, impacta positivamente na mobilidade e segurança, traz benefícios à saúde de quem deseja ‘viver’ o seu bairro, além de conectar toda a comunidade”, explica o Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

No segmento estrutural, além de pavimentação em paver, – blocos de concreto travados entre si, a iniciativa contará com a execução de drenagem, sinalização, e iluminação com rede elétrica subterrânea. Na parte de urbanismo, a obra contempla a implantação de ciclovia, passeios com acessibilidade, decks, bancos e mesas de concreto, rampa de acesso à praia, quadra poliesportiva em areia com arquibancada, bicicletário, parque infantil, novos canteiros com arbustos, lixeiras e área de estacionamento.

“Conforme cronograma e para não prejudicar o tráfego na via, iniciamos pelo trecho final da rua, executando as primeiras intervenções para colocação do pavimento em paver e concreto. Logo ao lado estamos preparando a estrutura para a construção da quadra de areia poliesportiva, parque infantil e área de convivência”, explica o Secretário Municipal de Infraestrutura, Valter Gallina.

Atualmente a pavimentação da Rua da Praia é de lajotas com trechos de chão batido. Após finalizada, a obra vai proporcionar mais infraestrutura na mobilidade para quem trafega pela região: pedestres, ciclistas e motoristas. Na área da Orla Marítima, seja turista ou morador, quem passar pelo local, encontrará na remodelação da via, um espaço que prioriza pedestres para atividades de lazer e contemplação, que permite ao mesmo tempo, compartilhamento do local com veículos. Esse é o conceito de uma Rua-praça, da qual esse trecho se trata. É o primeiro espaço público com essa definição em Florianópolis.

A iniciativa é exemplo da transformação no conceito de planejamento urbano do município, liderada pela Prefeitura da Capital. Com obras que requalificam as vias públicas e áreas de lazer, o fator humano tem sido o elemento central dos projetos, ao aliar engenharia e arquitetura. Um dos principais benefícios para a população com esse tipo de intervenção é a criação de espaços que sejam capazes de gerar conexões humanas, estímulo ao senso de comunidade, ponto de lazer e descanso para a população local e visitantes.

Com conexão a uma outra importante via, a Rodovia Açoriana, a Rua da Praia localiza-se na Tapera, que teve os índios Carijós como seus primeiros habitantes. Após a criação do Centro de Aviação Naval, em 1923, a localidade começou a se desenvolver. A região transformou se em uma vila de pescadores e na sequência, um antigo campo de pouso foi transformado em aeroporto e com o crescimento da Base Aérea, famílias dos militares e civis começaram a estabelecer-se na região, ampliando o caráter residencial do bairro Tapera.