Palhoça ganha nova base operacional para a Guarda de Trânsito

Prefeito Eduardo Freccia conferiu início dos trabalhos na base, localizada na Praça Sete de Setembro

0
91

O prefeito Eduardo Freccia visitou, terça-feira (2), a nova base da Guarda de Trânsito de Palhoça (GTP), localizada na Praça Sete de Setembro. A base entrou em operação na segunda-feira (1), e vai oferecer à população todos os serviços pertinentes à atuação da Guarda, que conta, hoje, com 34 agentes.

O munícipe vai poder se dirigir à base na praça central para solicitar o cartão de idoso ou de portador de dificuldade de locomoção, exigidos para autorizar o estacionamento em vagas preferenciais – a vaga especial é um direito assegurado por Lei Federal, regulamentado por resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determina que 5% do total de vagas do estacionamento regulamentado sejam destinadas a idosos e 2% a portadores de deficiência. “O cartão é impresso na hora. Então, o idoso ou o portador de deficiência chega com seus documentos e já sai com o cartão em mãos”, observa o coordenador da GTP, Tony Anderson.

A base também vai passar a abrigar a central da GTP (que hoje funciona junto à Secretaria de Segurança Pública, na sede administrativa municipal, no Pagani) e vai servir de ponto de apoio para os agentes de trânsito. “As guarnições que estão na região central terão todo apoio lá. Isso vai agilizar bastante o trabalho, evitando o deslocamento até a Prefeitura, sem falar na presença das guarnições na praça, na região central e de maior movimento da cidade”, pondera o coordenador.

Além do início da operação da nova base, desde a última segunda-feira (1) o horário de trabalho dos agentes de trânsito foi ampliado. Agora, a escala de trabalho, que é de 16 horas por turno, prevê a prestação do serviço das 6h até as 4h da manhã – antes, encerrava à meia-noite. Assim, os agentes vão poder auxiliar a Polícia Militar no trabalho de vigilância ostensiva no município. “Com a ampliação do horário de atuação da Guarda de Trânsito, estamos colaborando com as nossas forças de segurança neste trabalho importante de proteger as pessoas e o patrimônio dos nossos cidadãos e comerciantes”, avalia o prefeito.