Município promove saúde e prevenção de doenças nas unidades escolares municipais

A Secretaria de Saúde elaborou e distribuiu cartilha nas escolas.

0
123
Fotos: Divulgação/Secom-PMSJ.

A Prefeitura de São José, através do Programa Saúde na Escola (PSE), que faz parte da política intersetorial da Secretarias Municipais de Saúde e Educação, lançou no último dia 28, a Cartilha de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças e Acidentes nas Escolas, com informações para profissionais da educação.

O PSE, que foi instituído em 2007 no Brasil com sua primeira adesão em São José em 2017, é voltado para crianças e adolescentes da educação pública no País. Seu objetivo é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações em promoção,
prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento das crianças e jovens da rede de ensino.

Segundo Danielle Moreira, pediatra e coordenadora do PSE na Secretaria de Saúde de São José, o material apresenta uma importância substancial para o dia a dia da escola, onde as crianças e adolescentes passam grande parte do tempo. “Tem o objetivo de orientar os
profissionais da educação de como proceder em situações típicas da infância como febre, vômito e acidentes, além de formas de prevenção.” – Explicou.

A cartilha aborda questões como doenças mais comuns na infância, formas de prevenção a acidentes e urgências que podem ocorrer nas escolas, traz orientações quanto ao uso de medicações, além de promoção de saúde e informações de combate à COVID-19. Foi
elaborada por profissionais pediatras, odontólogos e farmacêuticos da rede municipal de saúde e entregue de forma física e digital para as diretoras e coordenadoras da Secretaria de Educação.

Lenice Cauduro da Silva, Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental – SME foi uma das responsáveis pela distribuição do material nas escolas do município e considera um material muito importante, didático e lúdico de informações e orientação de procedimentos
básicos para doenças e acidentes comuns ao cotidiano escolar. – “A Cartilha de Promoção de Saúde e Prevenção de Doenças e Acidentes na Escola foi uma maravilhosa iniciativa e foi muito bem recebida pelos gestores, porque o convívio no ambiente escolar enfrenta riscos cotidianamente. Ter este material em mãos quando surge algum incidente oferece aos educadores apoio e segurança quanto aos procedimentos adequados em cada situação. Agradecemos esta excelente iniciativa que vai contribuir para minimizar os fatores de risco nas unidades de Ensino.” – Finalizou Lenice.

A Secretaria Municipal de Saúde juntamente a Secretaria Municipal de Educação, distribuíram também cartazes e banners informativos sobre COVID -19, além de termômetros digitais fixos e dispensadores de álcool em gel para as escolas municipais e estaduais do Município.

Deixe uma resposta

Faça um comentário:
Digite o seu nome