Em Florianópolis mais de 1.000 DIUs foram inseridos, mesmo em meio à pandemia

Foram 1024 inserções de DIUs desde início da pandemia até esta quinta-feira, 17 de junho, sendo 613 somente neste ano

0
217

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, já realizou mais de 1 mil colocações de Dispositivos Intrauterinos em mulheres da Capital. Foram 1024 inserções de DIUs desde início da pandemia até quinta-feira, 17 de junho, sendo 613 somente neste ano.

O DIU de cobre, utilizado no Sistema de Saúde da Capital, é um método contraceptivo não-hormonal invasivo. Ele é disponibilizado pelo SUS Municipal de forma gratuita nos Centros de Saúde. O Dispositivo pode ser utilizado em mulheres desde a adolescência até a pré-menopausa. O procedimento é realizado após consulta de aconselhamento com as equipes de Saúde da Família, por meio de teleconsulta ou consulta presencial para que paciente e profissional da saúde possam decidir juntos se o métodos é o mais indicado para a paciente.

A iniciativa permite que o número de gravidezes indesejada diminua, aumentando a autonomia feminina e promovendo saúde reprodutiva.

A administração municipal salienta que, ainda que o DIU seja um método contraceptivo eficaz, ele não previne infecções sexualmente transmissíveis, sendo indispensável o uso de preservativos e testes destas doenças regularmente para quem tem vida sexual ativa.

Efeito rápido

O DIU faz efeito assim que colocado e é considerado um método de longa duração, com prazo de até 10 anos, podendo ser retirado com retorno de fertilidade prévia imediatamente.

Mitos x verdades

Muitas pessoas acreditam que mulheres que não tiveram filhos não podem utilizar DIU, o que está equivocado. O dispositivo também não necessita de exames de controle como ultrassonografia.

Outros mitos são que o mecanismo de anticoncepção do DIU seria abortivo, o que não é verdadeiro, ou que aumentaria as infecções pélvicas outra inverdade.

As mulheres interessadas em realizar o procedimento devem entrar em contato com a sua equipe de saúde para verificar a disponibilidade de cada região. Todos os contatos das equipes de saúde estão disponíveis por meio do link: https://sus.floripa.br/contatoscs/.