Adeliana e Hélio Costa oxigenam o PSD para 2022 e outras notas

Muitos se falou sobre as as ferpas trocadas entre pré-candidatos a governador em 2022 pelo PSD, mas o que mais me chamou a atenção no encontro desta semana foi o fortalecimento da sigla com novas lideranças no alto comando da sigla

0
1374
Ex-prefeita Adeliana fala no encontro do PSD nesta semana na Capital

Adeliana e Hélio Costa oxigenam o PSD para 2022

Muito se falou nos bastidores políticos das desavenças e lutas por espaços entre os caciques do PSD na disputa pela preferência dentro do partido para ser o candidato a governador ano que vem. A cisão ficou mais que evidente no encontro nesta semana, na Capital. É claro que o debate é oportuno. Porém, entendo que a eleição está muito distante e muita coisa ainda vai acontecer.

Na minhão opinião o que ficou do encontro do PSD foi o reforço das fileiras do partido para a disputa do ano que vem. Exemplo claro é da ex-prefeita de São José, Adeliana Dal Pont que reforça o alto clero da sigla, pois após o segundo mandato deixou a prefeitura numa condição muito boa: governo bem avaliado, sem escândalos e imagem política mais que preservada.

Será um belo quadro para compor a chapa do PSD no ano que vem, creio eu na proporcional (deputado estadual ou federal) ou até quem sabe, dependendo das articulações, a vejo como uma excelente candidata a vice-governadora. Mas, também não seria surpresa alguma na cabeça de chapa, afinal de contas tocou por dois mandatos a quarta maior cidade do Estado, mostrando que tem totais condições de governar SC. Atualmente Adeliana é presidente do PSD Mulher.

Hélio Costa

Não passou despercebido também no encontro do PSD a sinalização do deputado federal Helio Costa, eleito pelo Republicanos, mas que já anunciou que pretende assinar ficha no PSD na abertura da janela, em março de 2022. Deputado federal mais votado de Santa Catarina,com 179, 3 mil votos, Costa vai concorrer à reeleição no próximo ano.

Deputado federal Hélio Costa: rumo ao PSD

Três ou nenhum

Ainda no encontro desta semana o PSD deixou claro que tem três pré-candidaturas ao governo do Estado em 2022: do prefeito de Chapecó João Rodrigues, do ex-prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes e do ex-governador Raimundo Colombo. Sinceramente, acho que em 2022 o PSD terá nenhum candidato ao governo. Mais pra frente conto isso pra vocês.

Empreendedorismo nas escolas

Acaba de ser sancionado pelo prefeito Orvino Coelho de Ávila o PL 0099/2021 de autoria do Vereador Rodrigo de Andrade que prevê o Empreendedorismo e Inovação na grade curricular do Ensino Fundamental do município.

Para o parlamentar, uma vitória para o futuro da cidade. “ Precisamos estimular a capacidade empreendedora, a inovação, a criatividade e a livre iniciativa já em nossas crianças e jovens. Com essa aprovação, queremos incentivar o empreendedorismo nas próximas gerações. A lei garante que, independentemente de quem esteja à frente da administração municipal, a educação empreendedora faça parte de forma definitiva da grade curricular das escolas” enfatizou o autor.

Empreendedorismo nas escolas (II)

A inclusão do Empreendedorismo nas escolas tem como objetivo inserir os alunos em uma cultura empreendedora, a partir do conceito de sustentabilidade e crescimento. Andrade explica ainda que a ideia é torná-los críticos e preparados para a descoberta de vocações, com criatividade e técnicas motivacionais que auxiliem no desenvolvimento de capacidades e habilidades individuais.

“Na verdade, é uma lei de grande relevância porque abre novos horizontes profissionais para os estudantes, a partir do desenvolvimento de habilidades empreendedoras que eles poderão aplicar vida afora, seja à frente do próprio negócio ou em suas carreiras”, finalizou.

Prefeito Orvino Coelho de Ávila e o Vereador Rodrigo de Andrade

Atendimento social

A prefeitura de São José pretende organizar e normatizar o trabalho de entidades e grupos que prestam assistência a pessoas em situação de rua. A informação foi repassada pelo vice-prefeito Michel Schlemper durante reunião pública promovida na tarde desta terça-feira (29) na Câmara de Vereadores. Um espaço para isso deve ser delimitado na praça de Campinas. “As pessoas em situação de rua precisam de assistência como alimentação todos os dias. Se organizarmos vai ficar bem mais fácil atender e dar tranquilidade aos moradores da região”, lembrou o vice-prefeito, que coordena em nome do prefeito, Orvino Coelho de Ávila, as ações para a população em situação de rua.

Atendimento social (II)

As entidades e grupos de voluntários serão cadastrados e será definido o dia para o atendimento. Depois disso, conforme alertou o vice-prefeito, o município não deve mais permitir atendimentos aleatórios e em pontos distintos da cidade. “Vamos organizar para que possamos dar segurança também a essas pessoas, com a presença da Guarda. Fora daquela área o poder público não vai mais autorizar”, complementou.

O vice-prefeito também garantiu que a prefeitura está mantendo os programas sociais ativos, mesmo com o corte nos recursos oferecidos pelo governo federal. Segundo ele, estão sendo ofertados mais de R$ 3 milhões em recursos próprios do município para atendimentos em programas assistenciais. “Todos os convênios foram cortados pelo governo federal. Se essa parceria tivesse se mantido seria muito mais fácil, mas o prefeito decidiu manter todos os programas com recursos próprios”, garantiu.

Dória em SC

O governador de São Paulo, João Dória, por conta das convenções do PSDB começará correr o País ouvindo os tucanos. Ele começará um roteiro no próximo dia 10 de julho por Goiás e Mato Grosso. Em Santa Catarina sua presença é aguardada para meados de agosto.

O governador de São Paulo, João Doria

Coluna por Whatsapp

Quer receber a COLUNA DO ADRIANO por whatsapp? Envie a palavra COLUNA para o número (48) 99800-5836