Prefeitura de Florianópolis promove ações de prevenção ao suicídio com servidores municipais

As atividades de educação permanente acontecem ao longo de todo o ano para salientar a aprendizagem sobre o tema

0
116

O mês de setembro foi designado como “Setembro Amarelo” onde as discussões sobre o combate ao suicídio são mais presentes na sociedade e relatam a sua importância. Diante deste importante período, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, realiza ações com servidores municipais sobre o tema.

As ações acontecem de maneira online com rodas de conversas com as equipes de Saúde da Família nos dias 14 e 15 de setembro. As atividades de educação permanente acontecem ao longo de todo o ano para salientar a aprendizagem sobre o tema.

O que fazer quando identificar uma pessoa em risco de suicídio:

Um dos mitos mais comuns sobre esse tema é o de que não se deve perguntar se a pessoa está pensando em se matar porque isso pode induzi-la ao suicídio. Pelo contrário, ao perceber sinais de que a pessoa está pensando em suicídio, o tema deve ser abordado abertamente, porém, com cautela e atitude de acolhimento. Proporcionar um espaço para falar sobre o sofrimento pelo qual a pessoa está passando, de forma respeitosa e compreensiva, favorece o vínculo, mostrando que nos importamos com ela e que outras saídas são possíveis.

Um dos recursos que podem ser utilizados é ligar gratuitamente, de telefone fixo ou celular, para o número 188 e acessar o Centro de Valorização da Vida (CVV). Também podem ser acessados serviços de saúde (Centros de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial). Em casos de tentativas de suicídio é importante que as pessoas sejam avaliadas em serviços que ofereçam suporte clínico de urgência (UPA e Emergências Hospitalares).

Deixe uma resposta

Faça um comentário:
Digite o seu nome