Festival Cultural movimenta os campi da Univali entre os dias 20 e 24

Atividades, que comemoram os 57 anos da Instituição, ocorrem nos campi de Itajaí, Balneário Camboriú, Tijucas, São José e Florianópolis

0
199

Entre os dias 20 e 24 de setembro a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) realiza a 17ª edição de seu Festival Cultural. O evento, que comemora os 57 anos de Ensino Superior em Itajaí, os 32 anos de reconhecimento da Universidade e os 42 anos do Colégio de Aplicação da Univali (CAU), terá uma ampla programação de apresentações artísticas e reinaugurações de espaços.

A abertura oficial do evento ocorre às 9 horas de segunda-feira, 20, no Espaço Multiuso da Univali, no Campus Itajaí. O local, que foi reestruturado, passa a ser chamado de Espaço da Arte Univali e será reinaugurado na ocasião. Na sequência haverá, ainda, a reinauguração da escultura “Farol da Cultura Catarinense” do artista Antonio Mir; a abertura de um novo local de exposições do Centro de Memória e Documentação Histórica, na Biblioteca Central Comunitária; e a Inauguração da Galeria Doutor Honoris Causa.

No dia seguinte, terça-feira, 21, ocorre a abertura da programação virtual do Festival, que poderá ser acompanhada, pelo canal no YouTube da Coordenação de Assuntos Comunitários da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, acessando: www.youtube.com/channel/UCCdwUHJnXpxK8bHtHBxt3Ng.

Durante a transmissão serão exibidas apresentações do Escola Maple Bear de São Luís, no Maranhão; de teatro e dança do Serviço de Apoio à Pessoa Surda (Saps); do Grupo de Dança e Coral Univali; depoimentos de artistas que participaram do Festival; e exibidos filmes que integram o Festival de Cinema Universitário.

Na quarta-feira, 22, está prevista a reinauguração do Anfiteatro Adelaide Konder e cerimônia comemorativa pelo aniversário da Universidade. Já, na quinta-feira, 23, às 15 horas, no Espaço da Arte Univali, haverá a exibição de documentários de arte das produtoras Pangeia e SetCom Produtora. Por fim, no dia 24, será inaugurada uma sala construída por meio de parceria corporativa da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais da Univali.

Para as apresentações artísticas, seis palcos foram montados no Campus Itajaí e receberão músicos bolsistas, Coral, Banda e Grupo de Dança Univali entre 9h45 e 10h15 e das 12h15 às 12h45, durante todos os dias do evento. E, nos campi, o Coral Univali apresenta-se, entre 9h10 e 9h50, na segunda-feira, 20, na Quadra Coberta do Campus Tijucas e, na terça-feira, 21, Victor Praun apresenta-se, entre 9h30 e 10h15, no Local de Convivência do Campus Balneário Camboriú. No mesmo dia, entre 18h45 e 19h30, Luciano Guarise assume o palco do espaço.

Além disso, paralelamente a programação principal, no Espaço da Arte Univali e nas bibliotecas dos campi Balneário Camboriú, Tijucas e Kobrasol-São José, ocorre a exposição “Pratas da Casa”; na biblioteca do Campus Florianópolis será apresentada exposição do artista Nivaldo Kloppel; e na Biblioteca Central do Campus Itajaí, pode ser conferida a instalação “Chuva de Poesia”. O evento é organizado pela Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Univali. A programação completa do evento pode ser conferida em www.univali.br/festivalcultural.