Atividades da Semana Nacional do Trânsito seguem até o dia 25 de setembro em São José

Prefeitura de São José promove ações para conscientização da sociedade

0
384
Imagem meramente ilustrativa

Com o objetivo de promover a mobilização da sociedade e chamar a atenção para a necessidade de prevenir acidentes de trânsito, acontece anualmente, no período de 18 a 25 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito.

Nesse período, são realizadas ações em todo o país com o objetivo de conscientizar todos os envolvidos no dia a dia do trânsito, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres. O tema nacional deste ano é “No trânsito, sua responsabilidade, salva vidas”.

A Prefeitura Municipal de São José, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Trânsito, elaborou ações educativas e de orientação para a população com intuito de incentivar junto à sociedade um trânsito mais seguro.

Com a participação da Guarda Municipal de São José (GMSJ), no dia 22 haverá apresentação de palestra educativa de trânsito, no Centro de Educação e Trabalho localizado na Fundação Catarinense de Educação Especial. Serão duas apresentações focadas em desenvolver a conscientização social sobre os cuidados básicos que todo motorista, ciclista e pedestre deve ter no trânsito.

Outra ação que integra a Semana Nacional do Trânsito em São José é, no decorrer da semana, a distribuição de material lúdico e educativo, voltados para a conscientização no trânsito e atitudes que contribuem para um trânsito seguro e ajudam a preservar vidas. O material, que foi desenvolvido pela Secretaria Executiva de Comunicação Social, consiste em jogos educativos de trânsito e será distribuído nas escolas da rede municipal de ensino.

Já no dia 24, haverá uma apresentação da personagem da Guarda Municipal de São José, a Guardiã, que destacará a importância de um trânsito seguro e não violento. A apresentação acontece em parceria com o município de Palhoça, e ocorrerá na Praça 7 de Setembro.

Para finalizar a Semana Nacional do Trânsito, e buscando integrar duas temáticas que abrangem o mês de setembro (Semana Nacional do Trânsito e Setembro Amarelo – Mês de prevenção ao suicídio) a GMSJ participará de um simulado realizado pelo BBM de São José, como meio de divulgação da prevenção aos acidentes de trânsito e suicídio. O simulado acontecerá na divisa entre os municípios de São José e Palhoça e terá cobertura da TV Câmara de São José.

Segundo a comandante da GMSJ, Ane Warmling, ações como esta são de extrema importância para tornar o trânsito mais seguro “trabalhar a conscientização das crianças faz toda diferença, pois elas acabam influenciando seus pais e familiares com o que aprendem. Com 12 anos de atuação do setor de educação da Guarda Municipal, já pudemos ver o avanço e muitos feedback positivos”, finalizou Ane.

Confira a programação:

20 a 23/09
Escolas da Rede Pública Municipal
Apresentação e conversa com a personagem Guardiã
Distribuição de Material Lúdico e Educativo

22/09 – 10h30 e 15h30
CENET – Fundação Catarinense de Educação Especial
Apresentação de Palestra Educativa de Trânsito

24/09 – 14h às 16h
Praça 7 de Setembro – Palhoça
Apresentação de Palestra Educativa de Trânsito personagem Guardiã

25/09 – 09h às 10h30
Divisa municípios São José e Palhoça (na ponte de ligação caída)
Simulado para conscientização e prevenção de acidentes de trânsito e suicídio