Micro e Pequenas Empresas, a base da economia

Artigo de autoria de Piter Santana, Presidente da Ampe Metropolitana

0
629

5 de outubro, Dia Nacional das  Micro e Pequenas Empresas, é um dia para comemorar e relembrar que esse setor é responsável por 75% da força de trabalho no Brasil. Dos mais de 21 milhões de registros ativos no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, somos mais de 12 milhões de MEIs, mais de 6,6 milhões de microempresas e 896 mil empresas de pequeno porte. Portanto, apenas 1,9 milhão correspondem às médias e grandes empresas. Ou seja, somente 11% dos empreendimentos formais do país não pertencem ao nosso segmento.

Quanto à contribuição para a geração do PIB, a estimativa é de que, os pequenos negócios formais produziram 29,5% do PIB brasileiro (Sebrae e FGV, 2020). Somados aos ainda informais, esse número sobe para 37%.

Piter Santana, presidente da Ampe

A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa institui um tratamento simplificado, diferenciado e favorecido para as MPEs e a Ampe Metropolitana está há mais de 11 anos sensibilizando os poderes públicos municipais e estadual para esse importante papel, como agentes de promoção de um ambiente favorável para fomentar o fortalecimento das empresas e a competitividade.

Temos em nosso DNA o foco no trabalho em apoiar e dar melhores condições para o desenvolvimento das MPEs e MEIs em nossa região, estado e todo país, sendo um caminho  certo  para crescimento econômico e maior igualdade nas diversas camadas sociais. Elaboramos em 2012 um Manifesto, que apresentamos a todos os 22 prefeitos  e 285 vereadores da grande Florianópolis. Tivemos a oportunidade de implementar várias ações em Florianópolis entre os anos de 2017/2020, tornando a cidade uma referência nacional em políticas públicas para o setor.

O mesmo documento foi encaminhado para prefeituras de mais 17 estados e 3 países. Também participamos de forma ativa do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas, onde contribuímos com a construção da Política Nacional de Apoio e Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Ministério da Economia.

Para marcar essa importante data, realizamos a Semana MPE, que oferece cursos de gestão empresarial e informações, entre os dias 4 e 9 de outubro, sempre ao meio-dia e às 19h, no YouTube e Instagram, para que o gestor melhore ainda mais a produtividade e a competitividade de seus negócios. Procure a Ampe e participe!

Por Piter Santana
Presidente da Ampe Metropolitana