Floripa Mais Empregos: comércio e serviços puxam retomada dos postos de trabalho

Números do último Caged apontam abertura de mais de 12 mil novas vagas

0
139

O Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgou o número de vagas de trabalho geradas no município de Florianópolis entre janeiro e novembro de 2021. Foram 12.796 empregos com carteira assinada em termos líquidos – admissões menos demissões. Considerando as 9.222 vagas perdidas o ano inteiro de 2020, o saldo positivo chega a 3.435 novos postos de trabalho, sendo cerca de 2.000 no setor de comércio e serviços.

“Em menos de dois anos recuperamos todos os empregos perdidos e já temos um saldo positivo de quase 3.500 empregos. Os investimentos públicos, as ações do Floripa Mais Empregos, a desburocratização para abertura de empresas, a Casa do Empreendedor e a vacinação em massa ajudaram muito nesta conquista. A previsão é fecharmos o ano com pelo menos 5 mil novas vagas criadas”, acredita o prefeito Gean Loureiro.

O vice-prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, acrescenta que o crescimento do número de empreendimentos também foi fator positivo na retomada. “Estamos voltando ao ritmo de empregos que vínhamos gerando antes da pandemia, porém com mudanças no comportamento dos empreendedores. Tivemos um saldo de mais de 14 mil novas empresas no ano passado (22 mil abertas e 8 mil fechadas) na maioria MEIs prestadores de serviços, que perderam o emprego, se reinventaram, cresceram e vislumbraram novas formas de renda, por sua vez, gerando mais empregos”, avalia.

Entre os novos negócios ativos, destaques para pequenas empresas de alimentação (restaurantes e similares) e, entre os MEIs, os serviços de beleza (manicures, cabeleireiros) e de promoção de vendas são a maioria.

“A retomada se deve a uma soma de fatores, entre eles as ações da Prefeitura em capacitação de trabalhadores, divulgação de vagas, promoção de eventos como as feiras de artesanato e apoio a pessoas necessitadas por meio da assistência social e do AME -Auxílio Municipal Emergencial”, diz. Para o vice-prefeito, as parcerias com o setor privado e com instituições como Fiesc e UFSC foram fundamentais para o bom resultado. “As capacitações seguirão com força total em 2022”, completa.

Como ficar por dentro das oportunidades

Quem está à busca de trabalho ou de cursos gratuitos, deve acessar o portal www.floripamaisempregos.santacatarinapelaeducacao.com.br

Existe ainda o perfil @floripamaisempregos no Instagram, que destaca vagas e publica conteúdos de orientação aos usuários.

As vagas também estão sendo divulgadas por algumas emissoras de rádio da Grande Florianópolis.

Como anunciar cursos e vagas

Toda a plataforma é gratuita.
Quem tem trabalho a oferecer pode cadastrar a vaga diretamente no portal.
O mesmo procedimento deve ser feito para anunciar cursos.
Já quem quer oferecer seus serviços pode cadastrar seu currículo na plataforma.